A Guarda Civil Municipal (GCM) de São Sebastião do Paraíso celebrou mais uma conquista no último dia 12 de novembro. No Campeonato de Cães de Faro, realizado durante o 10º Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, em Poços de Caldas, o GCM Amadeu e seu cão farejador Orion alcançaram o 2º lugar na competição.
O evento, que ocorreu no Centro Nacional Inn de Convenções, é um dos mais importantes para o setor de segurança pública e reuniu guardas municipais de todo o Brasil. Para Orion, essa foi sua primeira participação em uma competição, o que torna a conquista ainda mais expressiva para o canil da GCM paraisense.
O canil da GCM tem se destacado constantemente em competições e está sempre disponível para apoiar órgãos de segurança no combate ao tráfico de drogas. Em setembro, a cadela Kira, outro talento da equipe, brilhou ao conquistar o 4º lugar na classificação geral do Torneio de Cães Farejadores do Interior Paulista, realizado no II Encontro do Interior de Guardas Municipais durante a Expo Dom Pedro 2024, em Campinas. No torneio, que incluiu provas de faro e simulações de detecção de drogas em situações reais, a cadela, conduzida pelo GCM Leonardo Cáceres Gaspar, destacou-se entre os competidores de 30 cidades paulistas.
Para o subcomandante da GCM, Antônio de Paula Frazão, esses resultados são fruto de dedicação e aprimoramento constante. “Cada campeonato que disputamos aperfeiçoa nossos treinamentos e qualifica ainda mais nossos profissionais. O canil da GCM já é referência no Estado de São Paulo e está sempre pronto para atuar em prol do município e no combate ao tráfico de drogas. A dedicação dos servidores desse setor nos emociona, pois eles ultrapassam limites e fazem isso por amor aos cães e pela busca por resultados melhores", afirma Frazão.
João Paulo Alves Bueno, secretário municipal de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil de Paraíso, ressaltou a importância de eventos como esses para o fortalecimento da Guarda Municipal. “Discutir segurança de forma ampla, trocando experiências e conhecimentos, é essencial para planejarmos ações mais assertivas para a nossa cidade”, conclui.