203 ANOS PARAÍSO

Terno de Congo Filhas de Paraíso

Por: Reynaldo Formaggio | Categoria: Cidades | 25-10-2024 13:53 | 5
Foto: Reprodução

por Reynaldo Formaggio

Nos festejos das Congadas e Moçambique do ano de 1989, uma mulher desfila oficialmente como integrante de um terno de Congo em São Sebastião do Paraíso. A precursora foi Marilene Luciano de Oliveira. O terno que primeiro acolheu uma representante do sexo feminino e também fez história foi o “Canários Paraisense”. Em 2015, Marilene funda, preside e desfila com as “Filhas de Paraíso” e faz história novamente com o primeiro terno exclusivamente feminino.

Possivelmente o terno Filhas de Paraíso seja o único exclusivamente feminino do Brasil, motivo de muito orgulho para as componentes, já que no princípio às mulheres era vedada a participação nos ternos de congo e moçambique. Um sinal da igualdade almejada em um universo tão machista e que traduz o sentimento de conquista desse espaço.

Atualmente o terno Filhas de Paraíso é comandado por Ângela Maria Furin, 50.  Em média o terno conta com aproximadamente 55 componentes, meninas e mulheres de três a 70 anos de idade que têm no festejo popular-religioso um grande sentimento de realização. Esse número é variável ano a ano, sendo que as pequenas desfilam à frente, próximas à bandeira do terno. A esse respeito Ângela pondera sobre o desejo de aumentar o número de componentes do terno e sua principal dificuldade: “Gostaríamos de um grande batalhão desfilando com as “Filhas de Paraíso”, o número de componentes vem aumentando ano após ano, mas como somos um terno feminino, algumas mulheres optam por acompanhar os maridos ou namorados em outros ternos”. Outro motivo aventado pela presidente é em relação ao custo com as vestimentas: chapéu, calça e outros adereços ficam por conta de cada integrante; já a camisa e os instrumentos são disponibilizados pelo terno.

Nos desfiles das Congadas e Moçambique desse ano, as Filhas de Paraíso prometem trazer algumas novidades, já que todo ano elas se empenham em evoluir e dar o melhor para a população paraisense e todos os convidados da festa mais popular e tradicional da cidade.

Em relação ao aniversário de 203 anos de São Sebastião do Paraíso, as Filhas de Paraíso comentam, orgulhosas, que dariam de presente para a cidade um desfile no dia 25 de outubro, mostrando o que mais gostam de fazer: desfilar o sorriso, a força e a competência da mulher paraisense. Só falta o convite. Fica a dica!