Gostaria de deixar de público os meus parabéns para Maria Rita Preto Miranda que foi presidente da Academia Paraisense de Cultura por três anos consecutivos. A reeleição foi consequência do belo trabalho que desempenhou a frente desta honrada casa. E depois de tantas glórias, ela agora deixa a presidência.
E quando falamos em mulher, pensamos em um sujeito delicado, suave, doce e Maria Rita é tudo isso. Com sua teimosia de querer melhorar e levar a cultura, muito nos engrandeceu. Uma das suas marcas em evidência é ser decidida, resolvida, atrelada a delicadeza de mulher guerreira, e seguiu no comando da APC.
Sempre sorrindo, ela já foi Miss Simpatia. Em muitos momentos inovou. Quem vê esta mulher doce e suave, extremamente discreta, não vê o dinamismo tão exposto, devido a sua discrição, e a sua capacidade intelectual de professora, pois é uma arquiteta em estratégias nos bastidores, e não faz questão de se autopromover.
Com bom gosto para a letras, escrita que retrata os bons momentos da vida, e sabe que tudo é passageiro, as coisas boas e ruins, pois tudo na vida uma hora passa. Mas o que não passará serão as marcas suaves e brandas que fez no percurso como presidente da APC. Estas marcas ficarão eternizadas, pois foram feitas por uma mulher de forma tão suave, que se tornaram inesquecíveis.
Ivan Maldi é Psicólogo, Membro Honorário da APC