SÃOZINHA

Poema à Vida

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Entretenimento | 28-11-2017 15:12 | 1793
Foto: Reprodução

Aniversariou no dia 19 de novembro a acadêmica da Academia Paraisense de Cultura, poetisa Eliana Mumic Ferreira,  que engrandece de modo especial a nossa literatura.
Editou recentemente um livro poético que leva o nome de um de seus mais pelos poemas: "Poema à Vida". A capa é deslumbrante.
Dedicou o livro aos seus pais, esposo, filhos, noras, genro, netos e bisnetos. Homenageou pessoas ligadas a ela pela amizade ou pela cultura.
No início narrou emoções, pessoal, familiares, sentimentais e poéticas.
Filha de senhor Alípio Mu-mic e senhora Alice do Nascimento Mumic, aprendeu a ler e escrever com seu pai, aos cinco anos de idade. A família residia em uma chácara e a menina de grande sensibilidade, envolta pela natureza a inspiração surgiu naturalmente.
Aos dez anos escreveu num caderninho seus primeiros versos, sobre a lua, rio, flores, com tamanho e cores diferentes, tudo que a encantava colocava em versos.
Seu pai mostrou o cader-ninho ao seu grande amigo e compadre, poeta e professor Ary de Lima que ficou fascinado com a beleza dos versos e pureza de  sentimentos da menina.
Escreveu sobre Eliana no jornal paraisense "A Época", dirigido pelo jornalista Roberto Scarano: "A menina tem olhos de poetisa, de quem já se acostuma a olhar a vida pela janela dourada de um sonho, longe dos prazeres e alegrias, mas perto, muito perto da natureza".
O poeta paraisense Alaor Ribeiro, no mesmo jornal "A Época" escreveu sobre a menina "Revelação" e publicou a poesia "Canção à Lua Cheia".
O escritor e poeta paraisense José Borges Vasconcelos dedicou a ela a poesia "Loira Criança". O tempo passou e Eliana continuou escrevendo. 
Casou-se jovem, com o bancário Fernando Ferreira Chagas e tiveram os filhos Dr. Hebert Mumic Ferreira, médico, Dr. Mauro Fernando Mumic Fer-reira, médico, Dr. Luciana Mumic Ferreira, arquiteto, Maria Alice Mumic Ferreira, economista, Dr. Marcelo Mumic Ferreira, dentista.
Estimulada por seu esposo participou de um concurso promovido pela revista Seleções, de nível internacional e ganhou o primeiro lugar em nível nacional, recebendo um prêmio valoroso.
Eliana nunca deixou de buscar na natureza a inspiração para suas poesias, engrandecendo nossa cultura, tão rica e bela.