O prefeito Walker Américo Oliveira reuniu-se no início da tarde de quinta-feira (4/1), com membros da Comissão Organizadora da Congada de 2017. Agradeceu e parabenizou a organização da festa realizada. “Transcorreu tudo dentro da maior normalidade, tivemos um grande evento envolvendo congadeiros, moçambiqueiros e que envolveu os turistas, visitantes e membros da nossa comunidade que estão todos de parabéns” disse Walker. Durante a reunião foi anunciada a possibilidade de Paraíso realizar entre setembro e agosto o 1º Encontro Folclórico de Paraíso que deverá reunir Companhias de Reis e Ternos de Congo, da região.
Os membros da comissão informaram ao prefeito que em breve será realizada a prestação de contas com o balancete do que foi gasto com a organização da festa. Neste ano de 2017 pela primeira vez a Prefeitura utilizou a modalidade Chamamento Público para a escolha da empresa que foi a responsável pela realização da festa. A Afessp (Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso) presidida por Heraldo Bícego foi a vencedora. A entidade fez toda a organização da congada desde a montagem da arquibancada, som, iluminação e demais preparativos do evento.
Participaram do encontro no gabinete o presidente da comissão organizadora, Jerônimo Aparecido da Silva; o presidente da Afessp, Heraldo Bícego; o vice-presidente João Batista Rocha (João Oreia); o tesoureiro, Marcos Dinali, e o secretário, Vicente Neto. “Viemos agradecer todo o apoio que nos foi oferecido pela Prefeitura para que pudéssemos realizar esta grande festa de São Sebastião do Paraíso, que neste foi um sucesso em mais este ano”, comenta Heraldo. Ele destacou a participação do reinado que esteve presente todos os dias das 14 às 2 da manhã em todos os dias da festa. “É um grande exemplo, de fé, devoção e amor a nossa congada”, afirma.
O prefeito Walker Américo destacou que em contato com o comando da Polícia Militar foi informado não ter havido nenhuma ocorrência relativa a festa. Além da PM, a Guarda Municipal atuou todos os dias e noites no local da festa com 35 agentes, ajudando na organização da segurança na região central da cidade. “Conversei com o pessoal do setor hoteleiro e a cidade esteve cheia, além das pessoas que vieram visitar as famílias”, disse.
Segundo Jerominho a cidade a cada ano se consolida como entre as maiores que promovem a festa da congada. “Ficamos felizes porque transcorreu tudo certo, o povo, os congadeiros e moçambi-queiros que são os donos da festa estão de parabéns”.
ENCONTRO
Ainda durante a reunião o prefeito falou sobre a intenção de promover na cidade o 1º Encontro Folclórico de Paraíso. “O nosso município tem esta tradição e queremos trazer as Companhias Reis, os ternos de congo da região para um grande encontro que pretendemos fazer no Parque de Exposição, em um ou dois dias”, comenta. Futuramente Paraíso poderá integrar-se ao circuito que reúne dezenas de cidades do Nordeste Paulista que no início de ano se reúnem para o Encontro Regional de Reis.
Conforme Heraldo Bícego, Paraíso tem todas as condições de promover um encontro deste porte. “Paraíso merece e pode fazer mais uma grande festa. Estamos à disposição para ajudar no que for preciso”, confirma. O vereador Jerominho também aprovou a iniciativa. “Conhecemos bem estas festas e vai ser um grande ganho para a nossa cidade, fazer uma festa desta, será um grande sucesso”, admite. A intenção é que a primeira edição do Encontro Folclórico de Paraíso, aconteça entre os meses de agosto ou setembro em data a ser confirmada.