"O presente é o momento em que o passado e o futuro se tocam... Ou seja, não há presente sem passado, nem futuro sem presente, pois o passado é o caminho que nos trouxe até o presente e o presente é a escolha que fazemos para o caminho do nosso futuro"...
Nem o futuro nem o presente existem. Nem se pode dizer que os tempos são três: passado, presente e futuro. Talvez fosse melhor dizer como Santo Agostinho, que os tempos são o presente do passado; o presente do presente; o presente do futuro. E estes estão na alma; não os vejo alhures. O presente do passado é a... Ah, estou escrevendo no presente, mas está muito confuso, já nem combino coisa com coisa.
Ou não? Acredite, o futuro se faz de um presente que um dia já foi passado. O sucesso do futuro se constrói no presente. As suas escolhas, os amigos que você tem e os escolheu, as leituras que você faz e os valores em que acredita. Os amores que você ama e os mantém no seu intelecto, como uma leitura por dentro da alma do ser humano. Planejar o futuro é agir no presente. É ou não é. Não faça isso para você ver o que acontece! Se você pensa em algo que queira realizar, mas não faz nada para que isso se realize ou tenha sucesso, tenha a certeza de que seus sonhos não terminarão bem sucedidos.
Qual a mágica então? Não tem mágica nenhuma... Procure criar condições, agora, para concretizar aquilo que almeja. E estamos conversados.
FERNANDO DE MIRANDA JORGE
Acadêmico Correspondente da APC Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com