O Terno de Congo Sabiá será o representante de São Sebastião do Paraíso na 54ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (Fefol). O evento é considerado um dos maiores do gênero no Brasil e recebe agremiações de várias partes do País. Neste ano a organização promoveu algumas mudanças no sistema de contratação dos grupos o que tem gerado algumas críticas à festa.
A festa do folclore de Olímpia, Estado de São Paulo, é realizada há quase 60 anos, tendo como idealizador e realizador José Sant’anna. A ele também foi dado o nome do recinto onde atualmente são feitas as apresentações. O primeiro Festival de Folclore de Olímpia data de 1965, evento que se tornou popular e tradicional. Nos últimos anos a festa ganhou dimensão e proporção nacional recebendo grupos folclóricos e parafolclóricos.
Em 2017 Paraíso foi representado na festa pelo Terno de Moçambique Diamante que levou a seu tradicional canto e bailado que foi aplaudido com entusiasmo pelo público. Agora neste ano para o festival que devera ocorrer no período compreendido entre os dias 4 a 12 de agosto, foi convidado o Terno Sabiá. O grupo foi descrito pela organização como um terno que ocupa grande importância no cenário cultural, com 115 anos de existência. O Sabiá já participou de outras edições do festival.
CONTRATAÇÕES
A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Olímpia tem recebido críticas dos participantes da festa naquela cidade pela maneira em que os grupos e ternos estão sendo contratados. As inscrições dos interessados estão sendo realizadas via internet o que tem gerado certo descontentamento dos defensores do modelo tradicional de organização da festa. Questiona-se que certos grupos poderão ser contratados para as apresentações no festival sem que se tenha um conhecimento prévio e aprofundado do grupamento.
Conforme o presidente da AOBDF, Davi Seixas Mendes, dos inscritos, sete são grupos folclóricos e oito parafolclóricos. Segundo a secretaria até o início da semana já tinham sido realizadas 15 inscrições. Os interessados devem buscar informações através do site www.folcloreolimpia.com.br . A iniciativa inédita foi uma decisão da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Olimpiense de Defesa do Folclore Brasileiro-AODFB. A iniciativa visa “ampliar a oportunidade de participação” de grupos e ao mesmo tempo “ trazer novidades culturais para a festa”.