BRASÍLIA

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 21-03-2017 22:03 | 1804
Dona Ditinha com os filhos, Rosa Maria Barbosa, Mauro, Maria de Fátima e Antônio Augusto Naves
Dona Ditinha com os filhos, Rosa Maria Barbosa, Mauro, Maria de Fátima e Antônio Augusto Naves Foto: Paulo Lima

SEGURANÇA NO EMPREGO
O percentual de famílias que se sentem mais seguras em relação ao emprego atual é de 31,5%. As regiões Centro-Oeste, Norte e Sul são as mais confiantes em relação ao trabalho, com pontuações de 136,4, 116,7 e 114,1, respectivamente. Por outro lado, as regiões Nordeste e Sudeste registram o menor nível de confiança, contabilizando 108,9 e 98,8 pontos. Os dados são da Intenção de Consumo das Famílias, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, que será divulgada hoje.
Novas regras
O ministro da Cultura, Roberto Freire, anunciou a publicação da nova instrução normativa da Lei Rouanet em coletiva de imprensa, no Edifício Parque Cidade. As novas regras foram detalhadas pelo secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Martins, e equipe técnica.
VAGAS
O presidente da Academia Brasiliense de Letras, ministro Carlos Fernando Mathias de Souza contou a este colunista que tinha três vagas, mas que já foram ocupadas. Até o final de abril será convocada Assembleia Geral para eleição dos novos membros. São fortes candidatos José Alberto Couto Maciel e Marcos Vinicius Coelho. 
Falou e disse
Estou de pleno acordo com a declaração feita pelo ministro Carlos Ayres Britto sobre o Caixa 2: “é um atentado à Constituição. Uma desfaçatez”.
Ativos 
O presidente da Petrobras, Pedro Parente, quando tomou posse, eu escrevi que foi uma das melhores escolhas de Temer. Para esse meu conhecido de governos anteriores, liguei várias vezes e só falei uma. O que eu queria é o que ele mais necessita: comprar os ativos da Petrobras. Se quiser, tem muita gente lá fora, no mundo, com muito dinheiro, querendo.
Ao maestro
Águas de março, Garota de Ipanema, Samba de uma nota só, Desafinado, são apenas algumas das inesquecíveis canções do grande maestro Tom Jobim, que serão interpretadas por seus discípulos e amigos de longa data, Toquinho, Joyce e João Bosco em tributo imperdível no próximo dia 25, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. 
Pena de morte
O meu amigo, o repórter e depois deputado pelo Rio de Janeiro, Amaral Netto, foi um dos poucos parlamentares, juntamente com Paulo Octávio, a propor a pena de morte. Amaral, que não podia nem ouvir falar em netos, iniciou na televisão com seu “Amaral Netto, O Repórter” que a Globo mostrou, deixando de destacar a sua atuação fiel, respeitada, creditada, impetuosa como político atuante. Coisa de família. 
Na Corte
Bem festejado
Para comemorar os bem vividos 90 anos da minha conterrânea, a paraisense dona Benedita Vieira de Moura Naves, a Ditinha, os familiares e amigos se reuniram em uma bela missa, seguida de saboroso almoço no Solar Uberaba, no SMPW. 
Dona Ditinha com os filhos, Rosa Maria Barbosa, Mauro, Maria de Fátima e Antônio Augusto Naves
Renault Castro e Cloris




Raice
França-Brasil
Uma ponte deveria unir os dois países mas, virou um incidente diplomático. Construída há seis anos, sua inauguração parcial, no último sábado, foi realizada sob pressão do governo francês que cansou de esperar. A ministra do Meio Ambiente, Ségolène Royal, foi recebida pelo governo do Amapá, sem representação do governo federal. O objeto de discórdia liga o Oiapoque a St. Georges (Guiana Francesa) e visa ampliar o intercâmbio entre os países.
Fast-food devastadora
ONGs internacionais responsabilizam o Burger King pela destruição do cerrado. A rede, do fundo brasileiro 3G Capital, venderia 11 milhões de sanduíches por dia, sem adotar políticas de proteção do ecossistema onde seus alimentos são produzidos. Segundo a assessora da Rainforest Foundation, Anne Grolund, “a metade do cerrado brasileiro já foi destruído”. Além de não ser bom para a saúde, fast-food prejudica o meio ambiente!
Diplomacia de charme
Com o Brexit, e o consequente isolamento do Reino Unido na Europa, o casal real Kate e William fizeram uma viagem oficial à França no último fim-de-semana. O objetivo da visita ao presidente François Hollande foi estreitar as “relações vizinhas”. Um pedido expresso do Foreign Office. Será que o charme da duquesa de Cambridge (foto) vai melhorar a relação franco-inglesa? 
Jantar de Gala
Tapete vermelho para os ingleses: o jantar para receber o casal real contou com a presença de artistas, esportistas, escritores, diretores de associações humanitárias e membros da família que realizou a renda do vestido de casamento de Kate Middleton.

Cloris e Renault Castro
Kate Middleton