Um grupo de Agentes Penitenciários reuniu-se na manhã de quinta-feira (19/4) na Praça Comendador José Honório (Matriz), no centro da cidade, para em um ato público mostrar ao governo do estado e a Secretaria de Estado de Administração Prisional que não estão satisfeitos com o tratamento que vêm recebendo.
Segundo o organizador do evento na 18 Risp, o Agente Penitenciário Robson Carvalho (Mossoró), a categoria, esta há mais de quatro anos sem reajuste salarial, até o momento não existe uma lei orgânica que ampare os profissionais, a defasagem no numero de profissionais tem prejudicado o andamento dos trabalhos nas unidades prisionais e comprometido a segurança dos agentes. Somente na unidade de São Sebastião do Paraíso, mais de 20 agentes foram demitidos no final do ano passado.
Outra reclamação dos Agentes Penitenciários e com relação à alimentação que é fornecida por uma empresa contratada pelo Estado, de qualidade questionada por eles. “Os servidores são forçados a aceitar, e o ideal seria receber em dinheiro e poder alimentar com qualidade”.
Segundo Carvalho, é de extrema importância, a SEAP anunciar com urgência novo concurso público para recompor as vagas dos agentes contratados que tiveram seus contratos encerrados no final do ano passado.
Denuncia, ainda, que a má gestão da direção local, piora ainda mais a situação da falta de agentes, já que “recentemente um colega tentou fazer uma permuta com outro agente de outra unidade, e o diretor geral indeferiu o pedido. Não restando alternativa o colega conseguiu na justiça sua remoção para outra unidade próximo a sua família, e acabamos por perder mais um agente, infelizmente”, enfatiza.
O Dia D, do Sistema Prisional segundo Carvalho teve o apoio de vereadores na pessoa do presidente Marcelo de Morais além de vários advogados, que se sensibilizaram com a causa.
Representando a Câmara esteve presente o vereador Sergio Gomes. O advogado Sebastião de Oliveira que integra a comissão de prerrogativa da OAB representou advogados.