DIA DO LIVRO

23 de abril “Dia Mundial do Livro” e do direito do autor

Por: Redação | Categoria: Cultura | 21-04-2018 15:04 | 2471
Foto: Reprodução

Ao pronunciarmos a palavra “livro”, logo fotografamos em nossa mente algo construtivo, acolhedor e por quê não dizer, criamos uma imagem comutativa humana para o aglomerado de mensagens que nos esperam. 
Ao retrocedermos aos anais do tempo, localizamos sua presença nas mais diversas épocas, nas mais variadas e distintas civilizações. Isso não porque a cultura literária filosófica ou científica, mas sim, devido ao fato de que ao lermos qualquer obra nos locupletamos.
Nosso ego se enriquece, nossa mente se purifica, nossos conceitos se aperfeiçoam e se ampliam. 
Todos nós somos dotados de razão, raciocínio e inteligência; contudo essas faculdades que nos foram inseridas tendem a definhar quando não exercitamos, e, justamente através de leitura desenvolvemo-las.
Todos nós somos capazes de pensar, entretanto, quando nos bitolamos ao superficial cotidiano materializado, perdemos tal capacidade e submergimos no abismo de ignorância, limitando-nos a meras ações instintivas.
Um livro é insubmersível, pois, tudo aquilo que edifica, apura, inspira e sensibiliza, é eternizado; frente a isso, ao termos em nossas mãos uma obra qualquer, não naufragamos no mar da ignorância, o qual várias vezes camuflado por um enganador invólucro.
É comum ouvir, “um livro fez com que eu me encontrasse”. Isto é óbvio, visto que possuindo um conteúdo subjetivo, um livro pode transmitir toda a grandeza espiritual do autor. Suas buscas, seus desencontros, seus ideais e suas derrotas superadas pela vitória.
É inadmissível deixar com que nosso espírito se estacione. O homem tem necessidade de crescer; para isto, possui liberdade a fim de escolher meios para o seu crescimento, e um dos mais notáveis é a leitura. 
Podemos metaforicamente dizer, um escritor é um sacerdote, um livro, um sacrário e uma biblioteca, um templo.
Aos grandes nomes da literatura desde os primórdios tempos, até a nossa época contemporânea, a nossa gratidão com as bênçãos do Espírito Santo, que continuem sempre com grandes inspirações.
Parabéns pelo “Dia Mundial do Livro”, 23 de Abril.
Ada Ricci Ramos