Prefeitos de várias cidades da região visitaram na tarde de quinta-feira,14, a unidade do Senai em de São Sebastião do Paraíso. Conheceram as instalações, equipamentos e obtiveram informações sobre o funcionamento da escola de formação de mão-de-obra. A gerente Gisele Antunes Rocha falou sobre as possibilidades de parceria com as prefeituras, situação que pode ajudar a impulsionar o atendimento que é feito possibilitando a realização de mais cursos e a formação de um maior volume de alunos.
A visita foi organizada pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ulisses Araújo, juntamente com o prefeito Walker Américo Oliveira. "Nós temos esta escola modelo que tem grande capacidade de formação de mão-de-obra e que também está à disposição das cidades da região conforme a demanda podemos ter implantado vários cursos e desta forma podermos gerar emprego e renda", disse o prefeito.
A gerente Gisele Rocha, explicou sobre a missão do Senai que é apontado como um dos maiores polos de geração e disseminação de conhecimentos aplicados ao desenvolvimento da indústria em Minas Gerais e também no Brasil. O órgão foi criado em 1942 e faz parte da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). "Estamos aqui em São Sebastião do Paraíso há sete anos e desde então já formamos 2.400 profissionais qualificados", anuncia.
Gisele explicou ainda que o Senai é responsável pela formação profissional de recursos humanos para a indústria, a prestação de serviços como assistência técnica e tecnológica ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. "Temos também a preocupação com a formação da pessoa, ensinamos o cidadão não só a fazer, mas também ser, o que é um diferencial a mais aqui dentro da nossa escola", acrescenta.
Ela enfatizou que receber os formadores de opinião como os prefeitos é um motivo de muita satisfação. "Já temos algumas parcerias com algumas prefeituras como a de Paraíso e agora estamos com um projeto com Fortaleza de Minas que deverá reativar parte de suas atividades", informa. A gerente falou sobre a necessidade de se ter mais alunos, inclusive de cidades vizinhas o que poderá ajudar a impulsionar o atendimento que já e feito até mesmo com novos cursos. "Vai depender da demanda de procura e da formação das turmas. Com isso garantiremos a nossa permanência aqui", diz.
Para o prefeito de São Tomás de Aquino, José Carlos Pimenta, o Senai é muito importante para toda a região. "Nós recebemos o pessoal lá na prefeitura e estava devendo uma visita aqui de Paraíso. As portas estão abertas para a gente trazer nossos alunos que estão estudando para cursar aqui", anuncia. Ele destaca que a medida ajuda na formação e na geração de mão-de-obra qualificada no próprio município. "Há pouco tempo mandamos um grupo para Franca, mas a partir dos contatos que fizemos ficou acertado que a partir de agora nós estaremos trabalhando com o Senai de Paraíso, estaremos juntos, apoiando as ações que forem necessárias ", declarou.
O prefeito de Passos Renato Ourives elogiou a unidade de Paraíso. "São excelentes as instalações, é um complexo muito bem estruturado para oferecer este tipo de serviço não só para Paraíso, mas para toda a região, atendendo principalmente os municípios circunvizinhos que podem utilizar deste serviço", observou. Renatinho acrescentou que Passos tem demanda no setor moveleiro e de corte e costura. "São áreas geradoras de emprego do nosso município, vamos trabalhar em cima disso e trazer os alunos para os cursos aqui e formar a nossa mão-de-obra e darmos mais um passo para o crescimento da região", conclui.
Em Paraíso, o Senai oferece cursos na áreas de Aprendizagem Industrial (Instalação Elétrica Industrial Processos Administrativos, Confecção Industrial do Vestuário, e Eletromecânica). Na área de Qualificação Profissional (Agente de Inspeção de Qualidade, Auxiliar Administrativo, Costureiro Industrial do Vestuário, Eletricista Industrial, Eletricista, Instalador Predial de Baixa Tensão, Modelista, Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço, Carbono e Aço Baixa Liga e Soldador no Processo MIG/MAG).
O objetivo do projeto educacional do Senai é a formação de cidadãos qualificados para atuar de maneira autônoma, crítica, consciente e participativa, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana. Seus cursos possibilitam ao aluno a construção personalizada de seu projeto educativo. Para isso, estrutura currículos com base em perfis profissionais que retratam as competências requeridas pelo mundo do trabalho e necessárias à eficácia dos processos produtivos na indústria.