CONCURSO

PM abre concurso e terá vagas para o 43º BPM de Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Polícia | 05-07-2018 14:07 | 3121
Há cerca de três meses BPM de Paraíso recebeu primeiro reforço de policiais
Há cerca de três meses BPM de Paraíso recebeu primeiro reforço de policiais Foto: Reprodução

A Polícia Militar de Minas Gerais abriu inscrições para o concurso de soldado com a disponibilidade de 1.560 vagas. Os candidatos deverão ter curso superior e as inscrições deverão ocorrer a partir de 30 de julho. Na área da 18ª Região de Poços de Caldas onde está instalado o 43º Batalhão de São Sebastião do Paraíso são disponibilizadas 60 vagas. A organização do certame é da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), por meio do Centro de Recrutamento e Seleção (CRS) da corporação. As oportunidades são para candidatos do sexo masculino e feminino.
Para concorrer a uma das vagas do Concurso PM MG Soldado 2018, o candidato deverá atender requisitos como ser brasileiro, possuir nível superior de escolaridade, estar quite com as obrigações eleitorais e militares. Também é exigido que se tenha entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão, prevista para o dia 11 de fevereiro de 2019.  Ainda é preciso ter idoneidade moral, altura mínima de 1,60m, ter sanidade física e mental, ter aptidão física e ser aprovado em avaliação psicológica.
Também é recomendado a não apresentação, quando em uso dos diversos uniformes, tatuagem visível que seja, por seu significado, incompatível com o exercício das atividades policial militar. Não se deve ter sido demitido da PMMG, de outra instituição militar estadual ou das Forças Armadas; não ter dado baixa no conceito “C” nos termos do Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais, entre outras exigências constantes no edital. 
Sobre o cargo, o Soldado de 2ª Classe deverá exercer atividade estudantil, em regime de dedicação integral, e demais atividades internas e externas atreladas à sua formação, durante o período de duração do curso, conforme normas em vigor e regulamentos da Escola. Já o Soldado 1ª Classe deverá promover a segurança pública, através de atividades preventivas e repressivas nos diversos tipos de policiamento (geral, trânsito urbano e rodoviário, meio ambiente, guardas e outros).
Para tanto, a atuação do Soldado compreende atribuições específicas como realizar policiamento ostensivo farda-do; executar atividades operaci-onais diversas; atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública. Também deverá redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos, estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública. Ainda inclui-se entre as funções a formulação de diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; conduzir viaturas da PMMG, em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado.
A remuneração básica inicial para o Soldado 2ª Classe da PMMG atual é de R$ 3.278,74. Conforme previsto no art. 3º da Lei nº 21.976, de 24/02/2016, o número de militares do sexo feminino nos Quadros de Praças da PMMG será de até 10% do efetivo previsto. 
No caso da 18ª RPM são oferecidas 60 vagas sendo 54 masculinas e seis femininas. As inscrições serão realizadas no endereço eletrônico oficial corporação www.policia militar. mg.gov.br/crs, no período compreendido entre 30 de junho e 30 de julho de 2018. A taxa de inscrição custará R$122,95. O concurso consiste em duas fases sendo que na primeira será realizada prova objetiva de conhecimentos gerais. Na etapa seguinte serão feitas avaliações psicológicas, física militar, exames de saúde (preliminares e complementares) e exame toxicológico. Para os candidatos da região a prova acontecerá em Poços de Caldas. 
O candidato poderá se inscrever na 18ª Região poderá servir nas unidades da PM em Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Andradas, Areado, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Campo do Meio, Campos Gerais, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Carvalhópolis, Cássia, Claraval, Conceição Aparecida, Delfinópolis, Divisa Nova, Doresópolis, Fama, Fortaleza de Minas, Ibiraci, Ibitiúra de Minas e Ipuiúna. Também estão nesta relação as cidades de Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Machado, Monte Belo, Paraguaçu, Passos, Piumhi, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pratápolis, Santa Rita de Caldas, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, Serrania e Vargem Bonita. Na área do 43º BPM estão cidades como  São Sebastião do Paraíso, Itamogi, Arce-burgo, Guaranésia, Guaxupé, Monte Santo de Minas, Bom Jesus da Penha, São Tomás de Aquino, Muzambinho e Nova Resende .
Nas cidades do interior o curso tem início previsto para Maio de 2019, com duração de sete meses, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18h00min, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Curso funcionará nas Companhias Escolas das respectivas regiões, conforme descrito no edital. 
O soldado de 2ª Classe fará jus, durante o período do curso, à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor. Concluído com aproveitamento o Curso de Formação de Soldados para o qual concorreu e satisfeitas as exigências legais, referentes à promoção, previstas no Estatuto dos Militares, o Soldado 2ª Classe será promovido a Soldado 1ª Classe, segundo a ordem de classificação no respectivo curso, e será movimentado de acordo com a necessidade e conveniência administrativa, para quaisquer cidades pertencentes às Regiões da Polícia Militar de Minas Gerais.