A relação do profissional da educação com o aluno e o trabalho realizado em sala de aula vem sendo o tema centra de coleção organizada pelo professor do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto e doutorando em Educação Escolar na Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Cícero Barbosa da Silva.
A segunda obra, “Tecnologias da Informação e Comunicação e suas relações com a Educação”, teria lançamento no 1º seminário Gep-Politec de Tecnologia Educacional, na sexta-feira (6/7), mas precisou ser adiado devido aos jogos da Copa do Mundo. Expectativa é que evento aconteça ainda na primeira quinzena de agosto.
“Essa coleção venho organizando publicando pela editora CRV de Curitiba. O primeiro número foi o ‘Educação Escolar: teorias e práticas’, organizado juntamente com o professor Júlio César Machado. Os dois livros são coletâneas de trabalhos de vários pesquisadores e que buscamos condensar a temática central. A ideia da coleção surgiu a partir da necessidade de discutirmos o que acontece dentro das escolas, porque temos muitas obras que dão ênfase à teoria, mas não analisa, na maioria das vezes, o dia a dia do professor”, explica Cícero.
Conforme Cícero, a coleção tem o olhar para o que acontece dentro da escola, tanto a aplicação de teorias quanto a vivência do dia a dia. “Especificamente esse livro, cujo tema nasceu do meu mestrado que foi a formação de professores para o uso de tecnologias. São seis capítulos, todos com esse direcionamento da tecnologia em sala de aula, como deve ser utilizada, quais os benefícios. Em um dos capítulos, coescrito com as minhas alunas a Gabriela e Maria Amélia, analisamos a aplicação da educação à distância no curso de pedagogia em uma cidade daqui da região, como se deu esse processo e quais os resultados”, acrescenta.
Segundo o professor, o uso da tecnologia depende muito do professor. “Não adianta nada você estar em um laboratório de última geração, cercado das mais modernas tecnologias e o professor não saber contextualizar aquilo.
Se pensarmos, a tecnologia vai além do digital, uma ideia equivocada que temos é que tecnologia só é o digital, mas não, o livro, o caderno, as anotações do aluno também são. Enfim, dentro do contexto da tecnologia digital, elas têm gerado um resultado satisfatório e isso depende do professor em fazer um preparo adequado dos recursos. É preciso um propósito e essa tecnologia é uma aliada, ela vem para somar os conhecimentos”, completa.