ACISSP

Ação cultural Acissp Empreender acontece neste sábado

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 20-07-2018 15:07 | 1152
Foto: Reprodução

Acontece neste sábado (21/7), no CAT Acissp, antigo Sesi, entre as 9h e 14h, ação cultural promovida pelo núcleo de alimentos do Acissp Empreender. Na programação haverá apresentação organizada pelo grupo de dança do Ayuni Espaço de Dança e Arte Oriental, do Studio da Leidy e da também apresentação musical da Filarmônica Acissp. A ação tem como finalidade promover a comercialização de produtos alimentícios feitos por esses empresários que vêm se organizando para isto desde a criação do núcleo.
O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e foi implantado em Paraíso por iniciativa da Acissp, em parceria com o SEBRAE Nacional e a Federaminas, com objetivo de fortalecer a micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo segmento, os chamados núcleos setoriais. Em outubro deve acontecer feira reunindo todos os núcleos já criados, entre eles marcenaria, hortifruti, alimentação, artesanato, gastronomia, beleza, vestuário e mulheres empreendedoras.
O evento deste sábado foi pensado pelo núcleo setorial de Alimentos do Empreender que organizaram essa 1º Primeira Feira de Alimentos com objetivo de comercializar e divulgar produtos feitos pelos oito integrantes do setor. Recentemente, o programa Empreender promoveu o “Comida de Buteco”, entre maio e junho. A ação nasceu de demandas levantadas em reuniões do grupo do núcleo Gastronômico e envolveu 12 empresas com o objetivo de estimular a população a frequentar os estabelecimentos, conhecer novos pratos e, também, fortalecer seus empreendimentos.
Conforme a consultora do Empreender em Paraíso, Érica Paschoini, graças ao apoio oferecido pela Acissp e seu presidente, Ailton Rocha de Sillos, que possibilitou a adesão ao programa até mesmo para empresários não associados à Acissp, há a oportunidade para que mais pessoas possam trabalhar e estimular seus comércios nos mais variados setores.
Hoje, o programa que começou com cinco núcleos iniciais, envolvendo uma média de 35 empresários, já conta com 92 empresários envolvidos. Inicialmente, os núcleos trabalhados foram cabeleireiro, marcenaria, hortifruti, artesanato e alimento. Nesse meio tempo, o núcleo de cabeleireiro, que foi trabalhando durante seis meses, foi desfeito dando origem ao núcleo de beleza, que passou a envolver profissionais das mais diversas áreas da como manicure, cabeleireira, esteticista, massagista entre outros.
“Esses foram os grupos iniciais e após seis meses mobilizamos outros quatro seguimentos: beleza, gastronomia, vestuário e mulheres empreendedoras. O núcleo de marcenaria é um dos núcleos que mais trabalhamos e tem ações quase todos os meses, são ações voltadas para suas necessidades, trabalhamos ações voltadas para o meio ambiente, trocas de experiência e, recentemente, eles participaram da Formobile, uma das mais importantes feiras desta área. Enfim, é um grupo bem ativo e sempre temos assuntos a serem trabalhados como descarte correto de material entre outros temas”, destaca.
Érica comenta que além da marcenaria, o grupo de artesanato também é bem ativo, já que é uma parceria com a Sedeagro e todos os meses ocorrem feiras. “Já tratamos sobre as visitas técnicas e esses empresários devem participar da Mega Artesanal em São Paulo, haverá uma visita no artesanato em Poços de Caldas e em dezembro haverá também visita na Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte”, acrescenta Paschoini.
Além dessas ações para promover os produtos, como acontece com a Feira de Alimentos neste sábado, e com o “Comida de Buteco” com o núcleo Gastronômico, também é trabalhado com esses empresários organização, criação de marcas e compra de embalagens. “Além disto, eles fizeram vários cursos no Senar na área de alimento. Nós preparamos para que esses integrantes do núcleo de alimento pudessem organizar a feira deste sábado”, ressalta.
Com o núcleo de hortifruti foi trabalhado a parceria entre empresas, uso de produtos biológico ao invés do químico, criação de embalagens e marca. “É um núcleo que não participa das feiras, eles vendem seus produtos direto para os supermercados e restaurantes, é um produto selecionado e embalado”, explica Érica. O núcleo de mulheres empreendedoras também é um núcleo onde acontecem ações quase todos os meses.
“Começamos com aulas de Ioga e mostramos que a mulher atualmente tem uma vida muito corrida e também precisa do seu tempo. Houve uma demanda para gestão financeira e foi organizada uma palestra com a coaching Érica Garcia. Todas as ação das mulheres são arrecadados algum mantimento que é doado a alguma instituição de caridade, existe essa preocupação social desse núcleo. Também promovemos o Dia da Mulher, envolvendo mulheres de todos os núcleos”, destaca. Com o núcleo da beleza tem sido trabalho a importância do trabalho em equipe, a boa comunicação e compra coletiva.




NOVOS SEGUIMENTOS
Conforme Érica, a Acissp está aberta tanto a  formação de novos grupos quanto a adesão aos grupos existentes, basta o empresário demonstrar interesse. “Se você é de um seguimento organizado e tem interesse em realizar ações, é só procurar a Acissp, nós podemos organizar e promover dentro da metodologia do Empreender. Nós não fazemos nada sozinho, é preciso parar de olhar o outro apenas como concorrente e olhar como parceiro, não que o outro vá deixar de ser concorrente, mas a concorrência saudável é muito estimulante, e junto nós conseguimos muito mais e essa é a parte mais importante do Empreender, é por isso que eu acredito tanto neste programa”, acrescenta Érica.
Em mais de um ano que Acissp vêm desenvolvendo esse projeto, a consultora destaca que tem visto o  crescimento de empresário que antes não se viam como empresários. “Em alguns seguimentos como artesanato, alimento e hortefrute, esses integrantes não se enxergavam como  empresários. Hoje, há essa visão, eles se portam como empresários e tem uma visão diferente dos seus negócios, isto é crescimento profissional e é positivo, é para a nossa cidade. A partir do momento que este empresário busca soluções e ajuda, isso faz com que toda a nossa cidade cresça”, completa Érica Paschoini.