DIFICULDADES

Vereadores discutem a dificuldade de consultas médicas especializadas no município

Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Saúde | 15-02-2017 10:02 | 1404
Foto: Asscam
Na manhã de ontem, terça-feira, dia 14, o Ambulatório Municipal de São Sebastião do Paraíso recebeu a visita de vereadores. A ação faz parte do trabalho iniciado em janeiro pelos membros do Legislativo Municipal, para conhecer a situação da saúde pública no município.


Os vereadores Ademir Ross, Cidinha Cerize, José Luiz das Graças, Lisandro Monteiro, Luiz de Paula, Marcelo Morais e Vinicio Scarano foram recebidos pela Diretora de Saúde, Eliane Uzae e os coordenadores do Ambulatório Municipal, Flávia Malaguti e Danilo Machado. Eles conversaram sobre as principais dificuldades encontradas para o atendimento aos usuários do serviço.


Eliane justificou que por conta da crítica situação financeira em que o município se encontra apenas os médicos efetivos estão atendendo no Ambulatório, com um teto de 130 consultas por mês. O excedente o SUS remunera o valor de R$ 10 por consulta. “Com este valor tão baixo pago pelo SUS, a Secretaria Municipal de Saúde perde o poder barganha com os médicos. Nós estamos pensando em fazer uma mudança na lei, para que o município possa complementar o valor das consultas, mas isto depende de uma avaliação para ver se o município terá condições de arcar com estes cursos”, explica a diretora.


Para os gestores do Ambulatório Municipal, a contratualização com a Santa Casa de Misericórdia pode minimizar o problema, já que a unidade tem em seu corpo clínico vários especialistas que podem atender a demanda reprimida do município. Este convênio já existe e está sendo adequado devido à intervenção sofrida pela instituição. A vereadora Cidinha Cerize comentou sobre a situação dos médicos da Santa Casa, que estão há mais de três meses sem receber seus honorários e, por isso, a maioria deixou de fazer o atendimento ambulatorial de especialidades como, por exemplo, os cardiologistas.


O presidente, Marcelo Morais, solicitou que a direção do Ambulatório faça um levantamento de toda a demanda reprimida de especialidades e apresente à Câmara Municipal, para que os vereadores ajudem a resolver a questão e também possam responder aos questionamentos da população com informações corretas.


Marcelo também comunicou aos gestores que autorizou a doação de dois aparelhos de ar condicionado para o município e os mesmos já podem ser retirados na Câmara. Os equipamentos eram da sede antiga e a indicação é para que eles sejam instalados nas salas de pequenas cirurgias e ultrassonografia do Ambulatório Municipal, possibilitando um serviço adequado.


Ao final da visita, os vereadores pediram que os servidores os tenham como parceiros para ajudar as solucionar os problemas do setor para melhor atender a população.