FORMALIZOU CONVITE

Temer convida Carlos Velloso para assumir o Ministério da Justiça

Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Brasil | 16-02-2017 02:02 | 1953
Foto: Cristina Gallo/Agência Senad

O mineiro Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal foi convidado pelo presidente Michel Temer para ser o novo ministro da Justiça na vaga de Alexandre de Moraes.

A resposta é aguardada até o fim de semana. Velloso argumentou que precisa resolver questões relacionadas ao seu escritório de advocacia, e, segundo informações, certa resistência familiar que o ex-presidente do STF quer avaliar.

Carlos Mario da Silva Velloso é natural de Entre Rios de Minas. Graduou-se primeiramente em Filosofia, e posteriormente em 1963, em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor de Direito. Ingressou na magistratura e foi juiz federal em Minas Gerais de 1967 a 1977.

O presidente Temer pretende formalizar a mudança no Ministério da Justiça assim que o ministro licenciado, Alexandre de Moraes, tiver seu nome aprovado pelo Senado para a vaga no STF.

Carlos Velloso foi indicado pelo PSDB. Outro mineiro cujo nome chegou ser cogitado para ocupar o Ministério da Justiça é o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB), advogado, ligado à OAB. Declarações feitas por ele enquanto conselheiro da OAB questionando a atuação do Ministério Público foram relembradas na última semana, e podem ter pesado na balança para que o presidente Temer optasse por Carlos Velloso.