Coluna Saúde Animal

CIO: CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS

por ROGÉRIO CALÇADO MARTINS*
Por: Heloisa Rocha Aguieiras | Categoria: Saúde | 17-02-2017 08:02 | 1814
Foto:
A fase do cio em cadelas e gatas é um período "especial", com mudanças comportamentais características dessa fase. Devido ao comportamento totalmente exacerbado da gata, por exemplo, muitos proprietários desavisados acham que o animal está com algum problema grave, quando na realidade é apenas um comportamento estimulado pela ação dos hormônios.


primeira fase do cio, ocorre um aumento do tamanho da vulva, com uma secreção vaginal sanguinolenta. Nessa fase a fêmea atrai o macho, porém ainda não está receptiva para a cruza. Ainda nessa fase, a fêmea urina frequentemente, com o objetivo de espalhar seus odores pelo ambiente.


Na fases seguintes do cio, ocorre um maior inchaço da vulva, com diminuição da secreção vaginal, porém há um aumento da atração pelos machos. A postura da fêmea, nessa fase, é de inteira aceitação para a "monta".


Sabe-se, também, que durante o cio o apetite e a disposição diminuem em cerca de 20%, sendo que algumas fêmeas ficam extremamente irritadiças. Essa situação requer bastante compreensão por parte do proprietário, com paciência e muita dose de carinho.


Um detalhe característico das gatas e que as cadelas não apresentam, é que elas tem o chamado cio poliéstrico sazonal, que é, de maneira resumida, um ciclo dependente de determinadas condições climáticas e, também se durante esse cio não houver monta ou fecundação, ela cicla novamente em curto espaço de tempo e, em algumas oportunidades, por várias vezes seguidas.


Nas próximas semanas que se seguem, caso a fêmea tenha cruzado, há a implantação do embrião e consequente gestação. Caso não tenha havido implantação do embrião, algumas fêmeas podem desenvolver a "gestação psicológica", com mudança comportamental, inchaço das mamas (inclusive com produção de leite) e arrumação de "ninho" para parir. Esse comportamento requer cuidados especiais, e a fêmea deve ser encaminhada ao Médico-veterinário para avaliação, tratamento e orientaçã.


Durante a fase de intervalo entre um cio e outro, chamado de anestro, a fêmea não apresenta sintomas de cio, nem alterações comportamentais para esse aspecto.





*ROGÉRIO CALÇADO MARTINS


– médico-veterinário – CRMV/MG 5492


*Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)


*Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)


*Consultor Técnico do Site www.saude animal.com.br


*Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)