Carlos Melles: 25 anos da posse como ministro do Esporte e Turismo

Foto: Reprodução

No dia 9 de maio de 2000, há 25 anos, o deputado federal Carlos Melles assumiu o Ministério do Esporte e Turismo (MET) com a missão de impulsionar a geração de empregos e a criação de renda por meio do desenvolvimento das indústrias esportiva e turística. Durante a cerimônia de posse no Palácio do Planalto, Melles destacou seu compromisso com a valorização desses dois setores como ferramentas de grande impacto social e econômico, com foco no bem-estar da população brasileira.

A cerimônia, presidida pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente Marco Maciel, os presidentes do Senado, Antônio Carlos Magalhães, da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e do Supremo Tribunal Federal, Carlos Velloso, além de ministros de Estado e representantes de governos estaduais e municipais. Um grande público dos municípios do Sul e Sudoeste de Minas lotaram os salões do Palácio.

Em seu período como ministro, Melles implantou programas e políticas públicas que marcaram a história do setor. Sob sua gestão, o esporte brasileiro passou a contar com uma política pública estrutura-da, visando o desenvolvimento social, a melhoria da qualidade de vida e a criação de empregos e renda. Entre os programas de destaque estão o Esporte na Escola, Esporte Solidário, Vida Ativa na Terceira Idade, Esporte de Identidade Cultural, Projeto Navegar, Pintando a Liberdade, Brasil: Potência Esportiva e Esporte de Rendimento. Foi ele também que iniciou o projeto para a vinda da Copa do Mundo de 2014 e as Olímpiadas no Rio em 2016.

Na área do turismo, Melles contribuiu decisivamente para o fortalecimento do Brasil como destino turístico, com programas como Turismo – A Indústria do Novo Milênio, o Programa Nacional de Municipalização do Turismo, e o Prodetur (com projetos voltados ao desenvolvimento do Nordeste e Sul do país). Durante sua gestão, mais de 3.500 obras foram realizadas no Brasil, beneficiando diretamente diversas regiões, incluindo Minas Gerais, com 750 municípios contemplados com investimentos em ginásios, quadras poliesportivas e campos de futebol.

A dedicação de Melles ao Brasil foi reconhecida publicamente por Fernando Henrique Cardoso, que, em mensagem gravada, exaltou sua lealdade, versatilidade e capacidade de adaptação às circunstâncias. FHC lembrou ainda do trabalho de Melles em outras áreas importantes, como na reforma da política agrária e no desenvolvimento das exportações agrícolas. “É um homem raro, é um desses que o Brasil não pode perder”, afirmou o ex-presidente, destacando sua importância no fortalecimento de políticas públicas de grande relevância para o país.

Na semana em que celebra os 25 anos de sua posse, Carlos Melles visitou Fernando Henrique Cardoso em São Paulo. O ex-presidente está atualmente com 93 anos. “Foi um momento de grande emoção para ambos”, conforme relatado por Melles.

Além de sua trajetória como ministro, Carlos Melles se destacou como deputado federal por seis mandatos consecutivos, secretário de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais e presidente do Sebrae Nacional. Ao longo de sua carreira política, Melles destinou mais de 1 bilhão de reais para obras e serviços em Minas Gerais, com especial atenção para a região Sul e Sudoeste do estado, onde implementou projetos em diversas áreas estratégicas.

A passagem de Carlos Melles pelo Ministério do Esporte e Turismo é lembrada como um marco de transformação e de desenvolvimento para o esporte e o turismo no Brasil, deixando um legado que ainda impacta positivamente as políticas públicas no país. (por Paulo Delfante)