Homem é detido com faca após desacato à Guarda Municipal em Paraíso

Ocorrência foi registrada na noite de quarta-feira, 5 de novembro, na região central da cidade
Guardas municipais conseguiram render o autor e tomar a faca de sua mão Foto: Reprodução

Um homem de 35 anos foi detido na noite de quarta-feira, 5, na região central de São Sebastião do Paraíso após desacatar agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e resistir à abordagem. O caso foi registrado pela Polícia Militar como desacato, resistência, porte ilegal de arma branca e ameaça, segundo o boletim de ocorrência.

De acordo com o registro, os guardas municipais patrulhavam a Praça Comendador José Honório (Matriz) quando foram informados por populares que um casal estaria agredindo um idoso na esquina das ruas Pimenta de Pádua e Soares Neto. No local, os agentes encontraram um homem com uma faca em mãos, e fugiu ao perceber a aproximação da viatura.

Durante a tentativa de abordagem, o suspeito teria caminhado em direção a um dos guardas com a faca, momento em que foi utilizado um dispositivo de impulso elétrico (pistola taser), cujo disparo atingiu apenas as vestes do autor. Ele continuou a fuga e foi novamente localizado na esquina das ruas Carlos Bergamo e Nossa Senhora Aparecida, onde acabou imobilizado e desarmado.

Ainda conforme o boletim, o homem apresentava sinais de embriaguez e proferiu palavras ofensivas contra um dos agentes. Na ação, foi apreendida uma faca de cozinha utilizada pelo autor.

Segundo informações da polícia, o autor relatou que interveio em uma discussão entre um idoso e uma mulher, alegando que tentou defendê-la de supostas investidas do homem. Ainda conforme o registro, ele afirmou que tomou a faca do idoso e, ao perceber a chegada da Guarda Municipal, fugiu com receio de ser preso. Ao ser questionado sobre sua atitude durante a abordagem, o suspeito optou por permanecer em silêncio, amparado pelo direito constitucional.

O suspeito foi conduzido à UPA de Paraíso, onde recebeu atendimento médico por escoriações na face, e em seguida encaminhado à sede da Polícia Militar, onde foi lavrado o termo circunstanciado de ocorrência. Por se tratar de crime de menor potencial ofensivo, foi liberado após assinar compromisso de comparecimento ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) em data a ser marcada pela Justiça.