Lando Norris venceu o GP de São Paulo em grande dia de Max Verstappen
Norris teve um final de semana impecável em Interlagos, mas Verstappen teve tarde incrível no GP de São Paulo. Já Bortoleto, não teve estreia feliz em casa
Há uma máxima no automobilismo de que tem certas pista que escolhe os seus vencedores. E Interlagos é uma delas. O espetacular circuito paulistano, quando não decide o campeonato, costuma direcionar quem deverá ser o campeão. Foi mais ou menos o que aconteceu neste final de semana do GP de São Paulo. Lando Norris foi irretocável desde o treino livre da sexta-feira até a bandeirada da corrida deste domingo. O piloto britânico da McLaren somou o máximo de pontos possíveis em um final de semana de corrida Sprint (33) e agora está 24 pontos na frente de Oscar Piastri e 49 de Max Verstappen, restando apenas três corridas para o encerramento do campeonato com 83 pontos em jogo.
Oscar Piastri não teve um bom final de semana e começa a ver o título que parecia ser seu na volta das férias de agosto, escapar pelos dedos. O companheiro de Norris na McLaren nunca esteve tão distante da liderança como agora depois de enfrentar uma série de problemas tanto na corrida Sprint quando bateu e abandonou, quanto na corrida deste domingo em que terminou apenas em 5º. O australiano recebeu punição de 10 segundos por um toque em Kimi Antonelli na relargada da corrida e viu frustrada sua ambição de ao menos terminar no pódio.
Kimi Antonelli teve um final de semana sólido em Interlagos. O jovem estreante da Mercedes de apenas 19 anos, terminou em 2º em todas as sessões desde a sexta-feira. O italiano da Mercedes foi 2º colocado no treino livre, 2º na classificação para a Sprint, 2º na Sprint, 2º na classificação do sábado e terminou o Grande Prêmio em 2º. Tudo isso em uma pista que ele não conhecia e se adaptou bem ao traçado técnico de Interlagos.
Mas foi Max Verstappen o grande nome da corrida. Após um mal desempenho na classificação de sábado quando obteve apenas o 16º tempo no grid, Verstappen chegou a jogar a toalha nas pretensões de conquistar o pentacampeonato. As chances que eram remotas, ganharam vida nas últimas corridas, mas no final da tarde de ontem ele disse: “Podem esquecer. De onde estamos largando, não vai acontecer”. O holandês da Red Bull largou do pitlane por conta de troca de motor e mudanças nas configurações aerodinâmicas de seu carro, teve um pneu furado nas primeiras voltas quando já estava em 11º, caiu para a última posição, foi recuperando terreno e na 63ª volta fez ultrapassagem de cinema sobre George Russell, por fora no S do Senna, para assumir a terceira posição. A manobra de Verstappen valeu o ingresso dos 304.000 fãs de Fórmula 1 que passaram por Interlagos nos três dias de evento. Novo recorde de público no autódromo anunciado pela organização do GP.
A partir daí Verstappen passou atacar Kimi Antonelli, mas o novato estava em dia inspirado e terminou em 2º.
Outros destaques da corrida foram os pilotos de equipes do pelotão intermediário. Oliver Bearman outro estreante da temporada, teve bom desempenho com a Haas e terminou em 6º, seguido por Liam Lawson e Isak Hadjar, ambos da Racing Bulls em 7º e 8º respectivamente. Nico Hulkenberg que neste final de semana completou 15 anos de sua única pole position na F1, aqui mesmo em Interlagos com a Williams em 2010, o que o deixou assustado em saber que ainda hoje segue na F1, terminou em 9º com a Sauber, e Pierre Gasly completou os dez que pontuam com a Alpine em 10º.
Gabriel Bortoleto não teve uma estreia feliz em casa. Havia 8 anos que os fãs da F1 não viam um brasileiro correndo em Interlagos. Na Sprint de sábado ele sofreu um grave acidente, o mais sério de toda a temporada, ao perder o controle do carro na freada do S do Senna quando tentava ultrapassar a Williams de Alex Albon. O impacto foi violentíssimo, de 57Gs (57 vezes a força da gravidade). Felizmente o piloto saiu ileso, mas não houve tempo de a Sauber recuperar seu carro totalmente destruído para a classificação. Bortoleto largou da última posição, mas na primeira volta foi espremido por Lance Stroll e bateu na barreira de pneus abandonando a corrida sem sequer completar uma volta.
Interlagos mais uma vez entregou uma grande corrida. Faça chuva ou faça sol, é garantia de corrida movimentada com boas disputas e ultrapassagens. As ameaças de chuva não se confirmaram e toda a programação do final de semana aconteceu com pista seca e a pista cumpriu o seu papel de ser uma das melhores da F1 em termos de disputa.
Lando Norris lidera o campeonato com 390 pontos contra 366 de Piastri e 341 de Verstappen. O desempenho de Norris foi um duro golpe nas pretensões de Piastri e Verstappen.
A Ferrari teve desempenho pífio em Interlagos. Lewis Hamilton em momento algum apareceu entre os líderes e abandonou a corrida depois de problemas em consequência de uma batida na primeira volta com Franco Colapinto, e Charles Leclerc virou passageiro da batida de Piastri em Antonelli que atingiu a Ferrari do monegasco que brigava pelo 2º lugar na relargada após o Safety Car que entrou na pista para retirada do carro de Bortoleto.
A F1 volta daqui a duas semanas com o GP de Las Vegas, antepenúltima etapa do Mundial.
