A F1 tem um novo campeão Mundial

Lando Norris confirmou o favoritismo e quebrou a série de títulos de Max Verstappen que vinha desde 2021
Foto: Mark Sutton
Lando Norris é o novo campeão da F1

Lando Norris entrou para a galeria dos campeões da F1. Ele tornou-se o 35º piloto diferente a vencer um campeonato Mundial nos 75 anos de história da categoria. A atuação na última corrida do ano foi sem sustos. Norris correu com o regulamento debaixo do braço. Bastava-lhe terminar em 3º lugar no GP de Abu Dhabi para não depender de nenhuma combinação de resultados e foi o que ele fez. Terminou a prova atrás do vencedor Max Verstappen e do companheiro de McLaren, Oscar Piastri. O resultado da última corrida do ano foi um espelho da temporada de 2025, marcada pela disputa intensa pelo título: os três candidatos ao título largaram nas três primeiras posições do grid e terminaram a prova no pódio. Verstappen foi quem mais ganhou corridas ao longo do ano (8), Piastri quem permaneceu por mais tempo na liderança do campeonato, e Norris o campeão!

Aos 26 anos, o britânico é o 6º piloto mais jovem a vencer um campeonato de F1. No entanto, ele também está entre os que mais demoraram a alcançar o sonho que alimentava desde criança. Norris começou a carreira aos 7 anos no kart. Em 2014 tornou-se o mais jovem campeão Mundial da modalidade, aos 14 anos. No ano seguinte estreou nas categorias de base com carros de Fórmula. Venceu três campeonatos em 2016 e foi campeão europeu de F3 em 2017. Em 2018 foi vice-campeão da F2 e estreou na F1 em 2019 pela McLaren, sua única equipe. Com 152 Grandes Prêmios disputados, Norris tem a 4ª maior longevidade da F1 até o primeiro título. Entre os que mais demoraram para vencer o primeiro campeonato estão Nico Rosberg depois de 206 corridas, Nigel Mansell (176), Jenson Button (160), e Norris (152). Ele passa a ser o 11º campeão da Inglaterra - 21º britânico no geral -, e o 8º piloto da McLaren a ganhar um campeonato, juntando-se a Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton. Sua conquista significou o 12º título de pilotos da McLaren, o primeiro desde 2008. A equipe britânica já havia se sagrado campeã de Construtores por antecipação desde setembro. Outro dado curioso da conquista de Norris, além de quebrar a série de títulos de Max Verstappen desde 2021, ele interrompeu a dinastia de 2010 a 2024 em que somente pilotos da Red Bull (8 vezes), e da Mercedes (7 vezes), venceram campeonatos de pilotos na F1.  

Norris tem um jeito peculiar em seu modo de encarar o significado de um título mundial de F1. Ele disse que sua maior motivação não é provar que é melhor do que ninguém, e sim fazer as pessoas que ama feliz. “Meus pais, meus irmãos, meus amigos, minha equipe, estão felizes, e isso é tudo que preciso na vida”, disse. 

Seu jeito brincalhão, por vezes bonzinho demais, sem transparecer um cara ganancioso como a maioria dos grandes pilotos, e por muitas vezes tropeçado nas disputas com Max Verstappen, há quem questione em que posição na lista dos campeões Lando Norris será lembrado no futuro. Ninguém é campeão Mundial por acaso. Todos que chegaram ao topo tem o seu valor. E ainda que alguns campeões do passado sejam vistos com ressalvas, ainda é cedo para esse tipo de avaliação. Norris tem um longo caminho pela frente e agora sem a pressão que carregava sobre os ombros, não lhe falta talento suficiente para ampliar suas conquistas.

Esta foi uma temporada dura. Apenas 2 pontos separaram o campeão do vice, Verstappen (423 a 421). É a menor diferença desde 2010 com a adoção do atual formato de pontos da F1.

E sobre isso cabe uma reflexão: A polêmica ordem da McLaren em Monza, para que Piastri devolvesse a 2ª posição para Norris que teve um pit stop ruim por falha de um mecânico, lhe valeu 3 pontos a mais. Mas se Verstappen não tivesse perdido a cabeça em Barcelona ao jogar seu carro pra cima de George Russell, recebendo punição de dez segundos que o fez cair da 5ª para a 10ª posição, o desfecho da temporada teria sido outro, embora o próprio Verstappen tenha minimizado o “se”, defendendo-se que um campeonato não se ganha ou perde em uma única corrida, mas ao longo do ano.

O 2025 da F1 está escrito. Mas 2026 é logo ali e pouco mais de três meses todos estarão reunidos novamente em Melbourne para o GP da Austrália, com novo regulamento. Então, curta o seu momento, Lando Norris.