A F1 tem um novo campeão Mundial
Lando Norris confirmou o favoritismo e quebrou a série de títulos de Max Verstappen que vinha desde 2021
Lando Norris entrou para a galeria dos campeões da F1. Ele
tornou-se o 35º piloto diferente a vencer um campeonato Mundial nos 75 anos de
história da categoria. A atuação na última corrida do ano foi sem sustos.
Norris correu com o regulamento debaixo do braço. Bastava-lhe terminar em 3º
lugar no GP de Abu Dhabi para não depender de nenhuma combinação de resultados
e foi o que ele fez. Terminou a prova atrás do vencedor Max Verstappen e do
companheiro de McLaren, Oscar Piastri. O resultado da última corrida do ano foi
um espelho da temporada de 2025, marcada pela disputa intensa pelo título: os
três candidatos ao título largaram nas três primeiras posições do grid e
terminaram a prova no pódio. Verstappen foi quem mais ganhou corridas ao longo
do ano (8), Piastri quem permaneceu por mais tempo na liderança do campeonato,
e Norris o campeão!
Aos 26 anos, o britânico é o 6º piloto mais jovem a vencer
um campeonato de F1. No entanto, ele também está entre os que mais demoraram a
alcançar o sonho que alimentava desde criança. Norris começou a carreira aos 7
anos no kart. Em 2014 tornou-se o mais jovem campeão Mundial da modalidade, aos
14 anos. No ano seguinte estreou nas categorias de base com carros de Fórmula.
Venceu três campeonatos em 2016 e foi campeão europeu de F3 em 2017. Em 2018
foi vice-campeão da F2 e estreou na F1 em 2019 pela McLaren, sua única equipe.
Com 152 Grandes Prêmios disputados, Norris tem a 4ª maior longevidade da F1 até
o primeiro título. Entre os que mais demoraram para vencer o primeiro campeonato
estão Nico Rosberg depois de 206 corridas, Nigel Mansell (176), Jenson Button
(160), e Norris (152). Ele passa a ser o 11º campeão da Inglaterra - 21º
britânico no geral -, e o 8º piloto da McLaren a ganhar um campeonato,
juntando-se a Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton
Senna, Mika Hakkinen e Lewis Hamilton. Sua conquista significou o 12º título de
pilotos da McLaren, o primeiro desde 2008. A equipe britânica já havia se
sagrado campeã de Construtores por antecipação desde setembro. Outro dado
curioso da conquista de Norris, além de quebrar a série de títulos de Max
Verstappen desde 2021, ele interrompeu a dinastia de 2010 a 2024 em que somente
pilotos da Red Bull (8 vezes), e da Mercedes (7 vezes), venceram campeonatos de
pilotos na F1.
Norris tem um jeito peculiar em seu modo de encarar o
significado de um título mundial de F1. Ele disse que sua maior motivação não é
provar que é melhor do que ninguém, e sim fazer as pessoas que ama feliz. “Meus
pais, meus irmãos, meus amigos, minha equipe, estão felizes, e isso é tudo que
preciso na vida”, disse.
Seu jeito brincalhão, por vezes bonzinho demais, sem
transparecer um cara ganancioso como a maioria dos grandes pilotos, e por
muitas vezes tropeçado nas disputas com Max Verstappen, há quem questione em
que posição na lista dos campeões Lando Norris será lembrado no futuro. Ninguém
é campeão Mundial por acaso. Todos que chegaram ao topo tem o seu valor. E
ainda que alguns campeões do passado sejam vistos com ressalvas, ainda é cedo
para esse tipo de avaliação. Norris tem um longo caminho pela frente e agora
sem a pressão que carregava sobre os ombros, não lhe falta talento suficiente
para ampliar suas conquistas.
Esta foi uma temporada dura. Apenas 2 pontos separaram o
campeão do vice, Verstappen (423 a 421). É a menor diferença desde 2010 com a
adoção do atual formato de pontos da F1.
E sobre isso cabe uma reflexão: A polêmica ordem da McLaren
em Monza, para que Piastri devolvesse a 2ª posição para Norris que teve um pit
stop ruim por falha de um mecânico, lhe valeu 3 pontos a mais. Mas se
Verstappen não tivesse perdido a cabeça em Barcelona ao jogar seu carro pra
cima de George Russell, recebendo punição de dez segundos que o fez cair da 5ª
para a 10ª posição, o desfecho da temporada teria sido outro, embora o próprio
Verstappen tenha minimizado o “se”, defendendo-se que um campeonato não se
ganha ou perde em uma única corrida, mas ao longo do ano.
O 2025 da F1 está escrito. Mas 2026 é logo ali e pouco mais de três meses todos estarão reunidos novamente em Melbourne para o GP da Austrália, com novo regulamento. Então, curta o seu momento, Lando Norris.


