Novo presidente da AMEG coordena primeira AGE de 2026

Foto: Reprodução

A Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG) realizou, na manhã de sexta-feira (30), a 38ª Assembleia Geral Extraordinária, primeira sob a coordenação do novo presidente do consórcio, o prefeito de São Tomás de Aquino, Daniel Ferreira da Silva, o Daniel Tineca. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Passos, e marcou o início oficial da gestão 2026 à frente da associação.

O presidente reafirmou o compromisso com a agenda municipalista e com a proximidade dos gestores. Segundo ele, a prioridade será ouvir diretamente as demandas de cada cidade consorciada para orientar a atuação política e técnica da AMEG. “A intenção é visitar os municípios, conhecer de perto, junto com os prefeitos, suas principais necessidades e, por meio da AMEG, que reúne 24 cidades, cobrar respostas e soluções dos governos estadual e federal para atender nossos associados”, destacou Daniel.

Na ordem do dia, um dos pontos centrais foi a aprovação da Resolução nº 213, que regulamenta os procedimentos de avaliação de desempenho contínua dos empregados públicos da AMEG. A medida busca aperfeiçoar a gestão de pessoas, estabelecendo critérios técnicos para acompanhar, periodicamente, o desempenho da equipe que atende os municípios. O prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Carielo, elogiou a iniciativa e relatou experiências positivas com modelos semelhantes de avaliação em seu município.

Foi aprovada a resolução que define o calendário das Assembleias Gerais Ordinárias da AMEG para o exercício de 2026. Outro tema foi a alteração de resolução que trata da criação do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado (SIMC). A Secretaria Executiva explicou detalhes sobre a constituição de fundo específico, previsto em legislação federal, para dar sustentabilidade financeira ao serviço, especialmente após a recente adesão da AMEG ao SISBI-POA.

Em seguida, os prefeitos deliberaram e aprovaram a nomeação para o cargo comissionado de chefe do Departamento de Controle e Inspeção Animal e Vegetal (médico veterinário), função que será custeada com recursos do Programa de Castrações do consórcio. A justificativa apresentada foi o aumento da demanda do SIM após a equivalência ao SISBI e a entrada de novos municípios ao serviço.

O prefeito Filipe Carielo apresentou propostas voltadas à ampliação dos serviços da AMEG. Entre as sugestões, estão a realização de pesquisa junto aos municípios para identificar demandas licitatórias que possam ser executadas via consórcio; a criação de um banco de dados sobre salários e remunerações da região, a ser disponibilizado no site da AMEG; a estruturação de um repositório de projetos de engenharia (com iniciativas municipais e do Governo de Minas Gerais); e a instituição de um prêmio de boas práticas, nos moldes do que já é realizado pela Associação Mineira de Municípios (AMM).

Participaram da 38ª Assembleia Geral Extraordinária representantes dos municípios de Carmo do Rio Claro, Cássia, Fortaleza de Minas, Itaú de Minas, Pratápolis, São João Batista do Glória e São Tomás de Aquino.

(Imprensa AMEG)