Samira Félix termina Brasileiro Sub-18 entre as oito melhores do País

Paraisense foi sexta colocada nos 800 metros e oitava nos 400, melhorou suas marcas pessoais e agora mira os Jogos da Juventude, em outubro
Foto: Reprodução
Samira em uma das competições disputadas em São Paulo no último final de semana

A atleta paraisense Samira Oliveira Félix encerrou sua participação no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-18 entre as melhores do país nas duas provas que disputou. No fim de semana, em São Paulo, ela terminou na sexta colocação geral dos 800 metros e na oitava posição nos 400 metros, além de voltar a melhorar suas marcas pessoais.

A competição, oficialmente denominada Campeonato Brasileiro Interclubes CBI de Atletismo Sub-18, foi realizada entre sexta-feira, 21, e domingo, 23 de agosto, no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera, em São Paulo.

Samira competiu nos 400 metros na sexta-feira e encerrou sua participação no domingo, com os 800 metros, sua principal prova. Nos 400, a paraisense terminou em oitavo lugar na classificação geral e conseguiu baixar novamente seu melhor tempo pessoal. Dois dias depois, voltou à pista para os 800 metros e alcançou uma posição ainda melhor: sexta colocada do Brasil na categoria Sub-18. Segundo a atleta, o desempenho também representou um novo recorde pessoal. “Foi uma competição incrível. Estou feliz com os meus resultados”, afirmou Samira ao Jornal do Sudoeste.

A participação em São Paulo teve um significado especial. Esta foi a primeira e, ao mesmo tempo, a última participação de Samira no Campeonato Brasileiro Sub-18, já que a atleta deixa a categoria.

O desempenho confirma a evolução apresentada pela jovem paraisense ao longo da temporada. No início deste mês, o Jornal do Sudoeste mostrou que Samira já aparecia entre as 20 melhores atletas brasileiras Sub-18 dos 800 metros. Na ocasião, ocupava a 17ª posição do ranking nacional, com a marca de 2min27s97.

Ela já havia explicado que aquele tempo havia sido obtido no início do ano e que resultados mais recentes ainda não haviam entrado na classificação. O Brasileiro surgia, portanto, como mais uma oportunidade para registrar uma nova marca e avançar entre as principais atletas do país na categoria.

A temporada de 2026 tem sido marcada por uma sequência de bons resultados. Em julho, Samira foi campeã nas duas provas que disputa, os 400 e os 800 metros, na fase estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JE MG), em Belo Horizonte. Na ocasião, também melhorou suas marcas pessoais nas duas distâncias.

O resultado no JEMG garantiu à atleta de São Sebastião do Paraíso a classificação para os Jogos da Juventude pelo segundo ano consecutivo. Antes disso, na etapa regional, disputada em Brumadinho, ela havia conquistado ouro nos 800 metros e prata nos 400.

A trajetória representa uma evolução em relação a 2025. Naquele ano, Samira conquistou o título estadual do JEMG nos 800 metros e garantiu sua primeira classificação para uma competição nacional. Desde então, passou a acumular melhores tempos e presença cada vez mais constante entre as principais atletas de sua categoria.

Agora, depois do Brasileiro Sub-18, o foco se volta para mais um desafio nacional. Samira representará Minas Gerais nos Jogos da Juventude, que serão realizados em outubro. Para ela, a disputa do Brasileiro também teve papel importante na preparação para a próxima competição. “Em outubro eu vou estar participando dos Jogos da Juventude, então essa prova serviu para melhorar o nível também”, afirmou.