IVAN E MARCELA

Duo Mariva, mineiros espalhando boa música no ar

Por: Nelson de Paula Duarte | Categoria: Entretenimento | 25-07-2020 11:04 | 618
Ivan Paschoal nascido (pianista, violonista, guitarrista e baixista, além de cantor) e Marcela Duarte tecladista, violonista e cantora)
Ivan Paschoal nascido (pianista, violonista, guitarrista e baixista, além de cantor) e Marcela Duarte tecladista, violonista e cantora) Foto de Reprodução

Formado pelos músicos  Ivan Paschoal nascido em Monte Santo de Minas (pianista, violonista, guitarrista e baixista, além de cantor) e Marcela Duarte, de São Sebastião do Paraíso (tecladista, violonista e cantora), o Duo Mariva vem apresentando um repertório eclético e trabalhado em um projeto mais voltado para a música regional mineira, que faz parte da formação musical de ambos.

Há algum tempo residindo na capital paulista, ambos comungam a proposta de “trazer uma musicalidade original, aproveitando a vivência musical de anos de contato com a música em suas diversas formas de expressão, através de um repertório mais focado na regionalidade”. 

O Duo Mariva passeia por um repertório amplo e diversificado, com versões de piano e voz, violão e voz, entre outras, sempre buscando dar uma interpretação diferenciada às canções, para trazer experiências novas aos que escutam seu trabalho.

Serenata Virtual
Nestes tempos de distanciamento social, um dos setores mais afetados foi sem dúvida a arte. Deste modo os profissionais tiveram que se reinventar e buscar novas alternativas de manutenção e divulgação de seu trabalho. Uma das ideias que logo ganhou o mercado e conquistou vários adeptos foi a Serenata Virtual.

Através dela, diversos músicos puderam continuar trabalhando com sua arte e ainda foi possível aproximar diversas pessoas, através de homenagens musicadas.

Este trabalho com certeza mudará também o conceito de como e quando consumir música ao vivo, depois da pandemia.

O Duo Mariva passou a realizar este trabalho que tem tido enorme aceitação, e gerado belos resultados em termos de divulgação e alcance da música ao vivo, ao lado das lives musicais que também ganharam grande espaço após o início do distanciamento social necessário com o advento da pandemia.

A Serenata Virtual permite que os músicos realizem a apresentação musical com a mesma essência da serenata tradicional, em que os músicos iam até as janelas dos homenageados, com o uso da tecnologia (whatsapp, Zoom, Hangouts). Deste modo, o contratante pode também assistir à homenagem e ver em tempo real a reação do homenageado.

Embora não seja inédita, esta prática cresceu na pandemia e certamente amplia a maneira como os músicos podem divulgar e trabalhar com sua arte, mesmo após o final do distanciamento social forado.

Lives Musicais nas Redes
As lives musicais tambêm vieram ganhando mais espaço e têm se tornado uma constante neste momento de isolamento social. Têm se mostrado um recurso importante para que os artistas continuem divulgando e mantendo vivo seu trabalho, mantendo o contato com o público que é seu termômetro e combustível, e tornando ativa sua produção musical.

O Duo Mariva tem buscado semear sua arte através destes recursos, entendendo que isto é essencial para o mundo que está passando por tantas transformações profundas, um cenário cada vez mais pesado e questões que têm trazido grandes preocupações, tensões, ansiedade e até tristeza às pessoas.

Acreditamos no poder curador, transformador e de equilíbrio da arte, e temos pautado todas as ações do Duo nesta crença.

Atualmente as lives do Duo Mariva têm ocorrido na sua página do Facebook, sendo depois salvas também em sua página do YouTube, para aqueles que não puderam assistir à transmissão ao vivo.

Estão ocorrendo sempre aos domingos, às 18h, com grande interação dos seguidores da página e amigos da dupla.

Aulas de música virtuais
A arte é um instrumento para a transformação de seres humanos em sua integridade, desperta mais atenção em seu processo de sentir para o sentir dos outros. Desta forma, pensamento e sentimento se inter-relacionam. (...) A música, enquanto atividade social cria um espaço onde se dão as relações interpessoais.

Vários estudos comprovam os benefícios de se aprender um instrumento e/ou cantar. Aprender a tocar um instrumento ajuda desenvolver capacidade de memorização, desenvolver a memória, a coordenação motora. Além disso, Música é cultura. Todos nós conhecemos a célebre afirmação do personagem Dom Quixote, da obra de Miguel de Cervantes, escrita há mais de 400 anos: “Sempre ouvi dizer: quem canta seus males espanta”. E não é que ele estava certo?

Baseado nestas afirmações, o Duo Mariva tem também investido no estímulo ao envolvimento das pessoas com a música, não apenas através da interação nas Serenatas Virtuais e Lives Musicais, mas também através de cursos on line de música, com aulas de piano, teclado, violão, contrabaixo e canto. As aulas têm funcionado tanto em tempo real quanto gravadas, e também têm se mostrado uma alternativa importante no objetivo de levar música e arte ao maior número de pessoas possível!