COLETA SANGUE

Posto de Coleta de Sangue em Paraíso é aprovado pelo Hemominas

Previsão é que no mais tardar, em junho, estará funcionando
Por: Nelson Duarte | Categoria: Saúde | 25-02-2023 09:59 | 3151
Foto: Adair Gomez/Agência Minas

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais – Hemominas – aprovou o projeto apresentado pela Prefeitura para a implantação do Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue, em São Sebastião do Paraíso.

O Posto de Coleta irá funcionar em imóvel na rua Pimenta de Pádua, logo acima da Lagoinha. Ao Jornal do Sudoeste o prefeito Marcelo Morais admitiu que no mais tardar no início de junho o posto poderá entrar em funcionamento.

Quando esteve em Paraíso para a inauguração do Centro de Tratamento de Queimados na Santa Casa no dia 13 deste mês, o secretário de Estado da Saúde, Fábio Baccheretti disse que o Posto de Coleta de Sangue entraria em funcionamento em agosto. “O Hospital bateu recorde de cirurgias eletivas feitas ano passado, ultrapassamos 20%, e este ano vai ser ainda mais. Agora com a instalação do Centro para Atendimento de Queimados será necessário mais sangue”, justificou.

Segundo o prefeito Marcelo Morais, o proprietário do imóvel onde será implantado o Posto de Coleta de Sangue propôs fazer adaptações recomendadas pelo Hemominas. “Com isso ganhamos tempo.

Vamos fazer a licitação para adquirir mobiliário e computadores. Acredito que no final de maio ou início de junho, o que for necessário terá sido adquirido”.

O Posto de Coleta de Sangue é antiga reivindicação não apenas de setores ligados à Saúde, mas também da população. Marcelo Morais lembra que a planta de alguns imóveis foi apresentada ao Hemominas, mas eles não se enquadraram às exigências. “Felizmente, temos motivo para comemorar mais esta conquista para a população paraisense e regional.

Nesta semana, por exemplo, a Santa Casa publicou em suas redes sociais, pedidos para que doadores de sangue com fatores RH negativo doem, tendo em vista a escassez no estoque”, ressalta o prefeito.

Prefeito Marcelo Morais