São Sebastião do Paraíso está entre as cidades com representação no CREA-MG que participou do encontro para a realização de Oficinas de Projeto. A reunião ocorreu na sede da Inspetoria, em Varginha (MG) nos dias 1º e 2 de junho, onde foram apresentados os trabalhos dos profissionais da região. Em toda Minas Gerais foram desenvolvidos mais de 55 projetos que ainda estão em execução, que possuem como foco a valorização dos interesses locais.
Após um ano de trabalho, as cidades que compõem as Regionais Sul e Centro-Sul do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) apresentaram os resultados dos projetos desenvolvidos durante a Oficina de Projetos. Trata-se de um programa de estímulo à cultura do planejamento e acompanhamento de resultados do Crea-Minas. Além de Paraíso também participaram representantes das cidades de Andradas, Itajubá, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Lourenço, Lavras, Varginha, Três Pontas e Guaxupé.
Cada município teve a oportunidade de apresentar os projetos elaborados para atender as demandas locais. Foram apresentados dez projetos das Regional Sul e Centro-Sul do Crea-Minas, entre os quais “Gestão Ambiental Participativa – CREA-MG e CODEMAS” – de Lavras, e o “Projeto de Reinserção Social pelo Trabalho”, de Varginha, que tem como objetivo promover a reinserção social do detento por meio de atividades laborais.
Em todo o estado, são 57 projetos em execução no período de um ano com o foco na valorização dos interesses locais. O Oficina de Projetos percorreu todo o estado disseminando a experiência em gestão de projetos da sede do Conselho para todas as unidades administrativas do interior, buscando a valorização dos interesses locais e a percepção da engenharia como bem social. Durante esse período, o Crea-Minas proporcionou uma estrutura de apoio para o acompanhamento dos trabalhos, tendo em vista não apenas à implantação dos projetos como também a metodologia de gestão.
O presidente do Conselho, engenheiro civil Jobson Andrade, ressalta a importância e a necessidade de debater políticas públicas. “Por ser o Crea-Minas uma instituição que congrega as entidades de engenharia no Estado e que detém conhecimento técnico, é também de nossa responsabilidade social promover debates acerca das necessidades da população”, disse.
De acordo com a assessoria de imprensa do Crea, o objetivo é disseminar a experiência em gestão de projetos da sede do Conselho para todas as unidades administrativas do interior, buscando a valorização dos interesses locais e a percepção da engenharia nas cidades participantes do projeto. Cada localidade irá elaborar e estruturar os projetos definidos de acordo com as demandas de cada município. O trabalho foi desenvolvido ao longo de um ano, quando o Crea proporcionou estrutura de apoio para o acompanhamento dos trabalhos.