CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2109

Por: Redação | Categoria: Cidades | 14-06-2017 08:06 | 1121
Foto: Reprodução

EXPAR
Para quem gosta de festa,  já está sendo anunciada na cidade a realização entre os dias 20 a 24 de outubro, mais uma edição da Expar (Exposição Comercial, Industrial e Agropecuária de Paraíso). O ideal é que o evento retornasse ao seu modelo inicial, voltada para assuntos de interesse e que pudesse alavancar a atividade agropecuária. Os shows são bem vindos, e tomara que sejam contratadas boas atrações, mas não deve ser o foco principal do evento.




SAÚDE
Depois de alguns equipamentos para serem utilizados na coljheita do café avaliados em R$ 136 mil, anunciados pelo deputado federal, Carlos Melles, destinados a São Sebastião do Paraíso, o parlamentar acaba de fazer novos anúncios para a comunidade. Trata-se do repasse de R$ 160 mil em recursos que devem ser aplicados na aquisição de equipamentos para as Unidades Básicas de Saúde.  Também foi anunciado a destinação de um microonibus para o setor de transporte escolar, oriundo da emenda parlamentar do deputado.




NA LÍNGUA
Na sessão ordinária de segunda-feira (12/6), o vereador Sérgio Gomes teve que segurar a emissão de um comentário que estava fazendo. Ele aconselhou aos nobres pares, diante de sua experiência de vários anos e quatro mandatos que o vereador em algumas ocasiões precisa medir suas palavras. Pelo fato de alguns não seguirem seus conselhos afirmou já ter visto alguns respondendo judicialmente e até terem seus mandatos ameaçados. Para não contradizer seus colegas foi curto nos comentários. 




REUNIÃO
Logo depois de bandidos terem mandado pelos ares caixas eletrônicos de uma agência bancária na área central de Paraíso, semana passada, reunião foi realizada na prefeitura onde se fizeram membros das polícias Civil e Militar, Guarda Municipal o presidente da ACISSP, dentre outros representantes da comunidade paraisense. O presidente da Câmara, Marcelo Morais disse ter tomado conhecimento da reunião através de matéria veiculada por uma emissora de tevê com cobertura regional. Cuspiu marimbondos na sessão da Câmara.




CULTURA
O Departamento de Cultura da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso poderá ser uma das novas secretarias da Administração Municipal. Pelo menos no que depender da Câmara, os vereadores já se manifestaram claro que são favoráveis. O setor tem condições de caminhar com as próprias pernas, ser autosustentáveis e ainda com possibilidades de conquistar recursos para outros segmentos do município, sem contar a congada, carnaval e festas típicas. Dias destes integrantes do mesmo Legislativo fizeram elogios rasgados a ex-diretora de Cultura, Cinara Soares Caetano Vanoni pelo trabalho por ela realizado, ainda na gestão passada.   




BOMBEIROS CIVIS
O projeto que normatiza a prática de atividades de competência do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) por voluntários, profissionais e instituições civis foi apoiado por membros da corporação, deputados e outros implicados na proposta. Eles participaram de audiência da Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na semana passada. Projeto de Lei do governador Pimentel, está sendo debatido e a proposição prevê a realização dessas atividades por não integrantes do CBM desde que o serviço seja ofertado com técnica e segurança adequadas. Os presentes elogiaram a iniciativa de normatizar a prática, mas a maioria sugeriu mudanças no texto.




RADIOJORNALISMO
Com uma programação que promete agradar a todos os gostos,  foi inaugurada na segunda-feira,12, a Rádio Super Notícia FM, em 91,7 MHz, em Belo Horizonte. A nova emissora será focada no tripé esporte, jornalismo e música boa. Entre os comunicadores contratos está conhecidíssimo Osvaldo Reis, o Pequitito entre vários outros renomados comunicadores mineiros. A Super Notícia FM pertence à Sempre Editora, que publica os jornais O TEMPO, Super Notícia, O Tempo Betim e O Tempo Contagem e o Pampulha. Além do aplicativo para celular a rádio pode ser sintonizada em Paraíso e região através da internet, no endereço eletrônico www.otempo.com.br/super-noticia/.




PAVIMENTO
A AB Nascentes das Gerais está realizando desde a semana passada um levantamento técnico para a análise do pavimento do Sistema MG-050/BR-265/BR-491. O objetivo é fazer uma avaliação da condição atual do pavimento nos 371,4 quilômetros de extensão da malha viária administrada pela concessionária. O estudo vai nortear o projeto de manutenção e recuperação da rodovia. A previsão é de que o trabalho esteja concluído até o dia 20 deste mês.




ACOMPANHAMENTO
Para realizar esse estudo, será necessário a utilização de um veículo especializado, que percorrerá todo o trecho do Sistema. A concessionária informa que os locais estarão devidamente sinalizados, inclusive com a utilização de batedores que contarão com dispositivos luminosos. Como a velocidade do veículo estará reduzida em virtude das aferições que serão feitas, a AB Nascentes das Gerais solicita aos usuários que redobrem a atenção nos trechos em estudo. As ultrapassagens deverão obedecer à indicação do equipamento luminoso e obrigatoriamente a sinalização existente no trecho.




AUMENTO
Diversos sindicatos representantes do setor industrial de Minas Gerais assinam um comunicado em que anunciam serem contra o aumento de impostos no Estado. A Assembleia Legislativa aprovou em 1º de junho, o projeto do Governo Estadual que dentre outras medidas aumenta impostos sobre o ICM’s de combustíveis, IPVA e remessas postais. Os sindicatos negam ter apoiado os aumentos e reafirmam que assinaram apoio ao projeto original que tratava exclusivamente do refinanciamento de dívidas para os contribuintes mineiros. A categoria reforça defender a eficiência dos gastos públicos, redução da burocracia e a melhoria do ambiente de negócios para que as empresas ganhem competitividade no mercado e que jamais apoiaram quaisquer aumento de tributos que recaiam sobre a sociedade mineira. Assinam o documento cerca de 80 entidades sindicais como Sindipeles, Sindijori entre outras entidades.




MAPEAMENTO
A AMM (Associação Mineira dos Municípios), em parceria com o Comitê Executivo Estadual da Saúde de Minas Gerais, está fazendo o Mapeamento das solicitações de internações psiquiátricas compulsórias no Estado de Minas Gerais. O levantamento é referente ao ano de 2016 sendo que os gestores têm até o dia 16 de junho para enviar as informações. O mapeamento tem o objetivo de fazer uma estimativa inicial desta questão nas diversas regiões do Estado. Outras informações sobre o assunto pode ser obtida no departamento de Saúde da AMM, pelo telefone (31) 2125-2433.




ESTRAGOS
Alcaide Reminho, de triste lembrança, causou estragos que não acabam mais, e a atual administração acaba ficando com alguns rabos de foguete. O mais recente que se sabe é um inquérito civil proposto pelo Ministério Público para apurar eventual prática de improbidade administrativa por não ter aplicado o mínimo constitucional na Educação no exercício de 2015, e o que é pior, com a suspeita de manipulação de dados. A denúncia chegou à Ouvidoria do Ministério Público que por sua vez a encaminhou à comarca de São Sebastião do Paraíso para apuração dos fatos. Concluído, o inquérito foi remetido à Câmara Municipal para análise e possíveis medidas que entender cabíveis. Poderá sobrar mais uma dor de cabeça para o prefeito Walkinho. Êta mundo.