UAI EM PARAÍSO

UAI deve ser implantado em breve em Paraíso, diz vereador

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 14-06-2017 08:06 | 2706
Foto: Reprodução

Após ser solicitado o uso da tribuna da Câmara Municipal na sessão de segunda-feira (12/6), onde uma cidadã comentaria sobre a falta de funcionários do Posto de Serviços Integrado  Único (Psiu), o presidente da Casa, vereador Marcelo de Morais, comentou que a assessoria da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) informou que o Psiu passará para iniciativa privada em breve e que a UAI (Unidades de Atendimento Integrado) estaria prevista para começar a ser implantada ainda em novembro deste ano.
O tema foi discutido após a solicitante da tribuna não comparecer a sessão. Marcelo chegou ressaltar a importância de se falar sobre a questão da falta de atendimento. Sobre a queixa, o vereado Jerônimo Aparecido da Silva (DEM), comentou que o Executivo tem conhecimento do caso e que tem feito o possível para solucionar o problema.
"Eu fiz alguns levantamentos; um dos funcionários está de licença médica e há outro servidor que para prestar atendimento as senhas, tem que realizar uma prova que será feita em breve. O atendimento para o Seguro Desemprego tem levado cerca de 40 minutos por pessoa, mas o encaminhamento para as empresas tem sido rápido", informou. O vereador pediu paciência até que a situação se normalizasse.
De acordo com Marcelo Morais, que solicitou da Sedese informações sobre o convênio da Prefeitura com o Estado em relação ao Psiu, a assessoria informou que cabe ao município se responsabilizar pelo quadro de servidores que prestam atendimento e destacou que a Sedese também informou que o Psiu passará para uma iniciativa privada e que não existirá mais esse convênio.
"As UAI, que inclusive estão sendo implantadas no Estado com parcerias privadas, a de Paraíso a previsão é que aconteça em novembro consequentemente para inauguração em dezembro. Eu fui ao PSIU para checar essa informação e ela foi confirmada, porém fui informado também que as reformas nas instalações estão atrasadas e pode ser que essa inauguração também atrase em relação ao cronograma que tem sido divulgado pelo Estado; pode ser que provavelmente essa inauguração aconteça em fevereiro do próximo ano", disse.
Marcelo citou que há pessoas que têm ido para outras cidades para dar entrada no seguro desemprego. "O vereador Luiz de Paula tem cobrado isso insistentemente na Casa. A gente pede que o cidadão seja respeitado, e torcemos para que esse funcionário em breve possa começar a prestar esse atendimento à população", completou.