Na última década do século XIX, foi criado um dos batalhões da extinta Guarda Nacional da comarca de São Sebastião do Paraíso, MG, corporação que funcionava como base de apoio político para governos estaduais e federal, na Primeira República, vinculada ao Ministério da Justiça e não ao Ministério da Guerra. No batalhão então existente na cidade, participavam Affonso Pedrário, que exercia o cargo de coletor, e o advogado Antônio Pedro de Souza e Silva, primeiro juiz substituto da comarca, antes da nomeação do Dr. Claudio Herculano Duarte, como Juiz de Direito.
Memória publicada na imprensa nacional indica que desde a sua infância, Olga Pedrário teve grande proximidade com a música no seio de sua família e na sociedade paraisense das primeiras décadas do século XX. Várias vezes, o seu nome aparece em recitais realizados em grandes cidades, ao lado de grandes compositores de música clássica e erudita. Peças musicais de sua autoria foram apresentadas, com sucesso, nos Estados Unidos e na Europa. O jornal A Vanguarda, de Cássia, em 5 de janeiro de 1936, noticiou a realização de um baile nos salões do Clube Cassiense, animado pelos músicos do jazz “Deixa Falar”. No dia seguinte, em comemoração ao Dia dos Santos Reis, houve uma animada tarde dançante na residência de familiares de Olga Pedrário de Souza e Silva, na referida cidade. O jornal detalha o evento nos seguintes termos:
“Foi com grande alegria que se recebeu a notícia de que a excelentíssima senhora Dona Olga Pedrário de Souza e Silva, esposa do senhor Dr. Antônio de Souza e Silva, diretor da prestigiosa revista carioca “O Malho”, planejava, no dia 6 (janeiro de 1936) reunir a nossa sociedade nas salas de sua residência temporária entre nós. (...) O prestígio do senso artístico e dos predicados sociais da nossa ilustre visitante foram penhor de que a festa se transformou em deliciosas horas de convívio, ajudada pelos seus filhos. Senhorita Lucy e Antônio Pedro, e pela sua sobrinha senhorita Hebe Nogueira, assim como pela família de sua irmã, senhora dona Noêmia Pedrário de Melo Morais, digna esposa do senhor Oscar Artur de Melo Morais, delegado de polícia de Cássia. A conhecida compositora Olga Pedrário, ofereceu a festa aos seus convivas, familiares e amigos vindos de cidades vizinhas. A festa foi animada pelo conjunto regido pelo maestro Herculano Cesário. Foram servidos doces.