O deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) reuniu-se na quarta-feira (11/1), em Brasília, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Durante o encontro eles conversaram sobre a situação financeira da Santa Casa de Misericórdia, de São Sebastião do Paraíso, que está passando por um processo de intervenção e que teve a sua diretoria afastada. Na semana passada o parlamentar esteve reunido com membros da comissão interventora quando foi definida uma pauta de trabalho para resgatar a instituição.
A convite da Comissão Interventora, representada por Fernando Montans Alvarenga e por Adriano Rosa do Nascimento, os deputados Carlos Melles (federal) e Antônio Carlos Arantes (estadual) participaram de uma reunião na sede do hospital. Por recomendação do Ministério Público, a Prefeitura realizou uma intervenção na Santa Casa, ainda no final de 2016, quando uma comissão composta por várias pessoas da sociedade paraisense iniciaram um processo de gestão. “Neste trabalho árduo, reequilibrando o processo administrativo e financeiro da instituição, que está numa situação extremamente delicada, é que iniciou-se o processo de reconstrução e ao mesmo tempo estamos oferecendo um caminho novo de esperança e futuro para o hospital”, disse o parlamentar.
Melles disse que junto com Antônio Carlos, foi definido um compromisso com a Santa Casa, com o Hospital Regional do Coração e também com a saúde pública. “Reafirmamos nosso integral apoio à iniciativa de reestruturação geral do hospital, para servir cada vez melhor quem mais precisa”, declara. “Precisamos dar as mãos, a tarefa não é fácil, mas temos uma gestão de competência e credibilidade reerguendo a Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso, hospital onde tive a satisfação de ter colocado nos últimos cerca de R$ 30 milhões, muito dinheiro, em recursos para equipamentos e obras, entre as quais, a construção do Hospital do Coração.
Na quarta-feira,11, Melles reuniu-se com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Neste encontro coloquei os pontos fundamentais e emergenciais para a recuperação do Hospital – que incluem recursos da Caixa e BNDES, bem como uma proposta de apoio para um planejamento de gestão”, anunciou. O ministro de pronto ofereceu todo o suporte neste esforço conjunto para a reestruturação.
O deputado deverá agendar uma reunião da Comissão no Ministério da Saúde o mais breve possível. Também foi determinada a realização de uma reunião com a direção da Secretaria de Atenção à Saúde, com a presença da diretora Maria Inez Pordeus Gadelha, o Sérgio Costa e o Leonardo.
Ainda em data a ser definida, ficou acertado que o Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Francisco Figueiredo, para uma visita pessoal à Santa Casa. “A nossa Santa Casa e Hospital Regional do Coração tem uma estrutura invejável, é referência regional, e merece o respeito e atenção de todos nós para sua rápida recuperação e um suporte competente de gestão para seu futuro”, finalizou Melles.