MULHER

Conselho da Mulher faz sua primeira reuni

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-01-2017 00:00 | 896
Foto:

O Conselho Municipal de Direitos da Mulher de São Sebastião do Paraíso (CMDM) realizou a primeira reunião ordinária do período, na tarde de segunda-feira, (16/1), desta vez, na Câmara. Novas decisões já foram acertadas e os trabalhos começaram com muita determinação por parte de todas as integrantes, em um ano que promete ser de muitas ações e resoluções.



Em 2017, faz parte da programação do CMDM trabalhos mais enfáticos no sentido de divulgar mais, buscando maior conscientização, realizando campanhas de fiscalização e efetivação dos direitos da mulher.



Para tanto, será montada uma rede com diversos órgãos, associações e secretarias, como o Departamento Municipal de Cultura e as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Educação.



O objetivo será desenvolver um trabalho conjunto, mais efetivo para realização de apresentação teatral no distrito de Guardinha, promoção de palestras sobre esse tema em diversos espaços de fácil acesso do público em geral, promoção de círculos de debates com profissionais ligados ao assunto, de rodas de discussão e conversas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e outras atividades.



Neste ano, o Conselho irá trazer a Paraíso a superintendente estadual de Enfrentamento à Violência contras as Mulheres, ligada à Secretaria do Estado de Direitos Humanos e Participação Social e Cidadania (Sedpac), Isabel Cristina de Lima Lisboa, que vai proferir palestra aberta ao público em geral, sobre direitos da mulher.



Também contará com recursos do Fundo Municipal, que poderá trazer alguns benefícios mais imediatos. Ainda continuará tendo o apoio do trabalho que é desenvolvido Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). É onde as mulheres que sofreram algum tipo de violência são acolhidas e recebem orientação e direcionamento aos tipos de atendimentos que podem vir a ajudá-la.



Ainda na agenda pendente de decisão está a manutenção dos projetos ofertados pelo CMDM, como o “Ajuda Mulher”, que dá orientação jurídica gratuita e o “Rever Vale a Pena”, que promove atividades em prol do bem estar de presidiárias. Ambos os projetos podem ser mantidos ou não e a resolução deve ser divulgada em breve.