F

Para

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 22-01-2017 00:00 | 903
Walkinho visitou os expositores e desejou bons neg
Walkinho visitou os expositores e desejou bons neg Foto:

São Sebastião do Paraíso está recebendo neste final de semana prolongada a primeira edição do Fórum Sul Mineiro de Economia Popular. A abertura do evento ocorreu na tarde de quinta-feira,19, e contou com a presença do prefeito Walker Américo de Oliveira e da secretária municipal de Desenvolvimento Agropecuário, Yara de Lourdes Souza Borges. “Estamos sendo muito bem recebidos e esperamos que até o próximo domingo, 22, tenhamos boas oportunidades de negócios e exposição dos nossos produtos”, comentou Tatiana Alves Martins, secretária executiva do Fórum.



O Fórum está instalado na Praça Comendador João Alves (Fonte) com a presença de 35 expositores. “É um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Sedeagro) em apoio aos artesãos do nosso município que também estarão recebendo colegas profissionais da área que atuam na região”, explica a secretária Yara de Lourdes Souza Borges. Além de Paraíso existem barracas de expositores de Poços de Caldas, Varginha, Passos, Pouso Alegre, Guaranésia, Guaxupé e Itajubá. O Fórum funcionará no período de 10 às 22 horas, exceto no domingo quando os trabalhos deverão encerrar um pouco mais cedo.



Os visitantes poderão conferir o artesanato feito em cabaça, do Sul de Minas; em palha de milho, cipó e cerâmica, do Jequitinhonha; a farinha de pequi, do Norte de Minas; tapetes e colchas produzidos no tear mineiro, do Triângulo; sementes crioulas das Casas de Sementes de Barbacena e Turmalina; alimentos beneficiados e certificados, como rapadura, mel e doces cristalizados, além do artesanato de comunidade indígena Patachós.



No local também estarão expositores da cidade, além de convidados que já atuam nas praças de alimentação das feiras da cidade. “É uma oportunidade de movimentarem suas atividades, mostrar o trabalho deles que estarão em exposição e poderão ser comercializados”, descreve Yara. A iniciativa funciona como uma espécie de intercâmbio e troca de experiências com os demais profissionais que estarão presente.



“Estar em São Sebastião do Paraíso é a realização de um projeto, porque existia esta vontade de incluir esta cidade no nosso calendário de eventos”, comenta Tatiana. Ela enfatiza que esta é segunda-feira realizada pelos artesãos neste ano e que a primeira apresentação ocorreu há poucos dias em Capitólio. “A nossa expectativa é realizarmos 28 exposições ao longo do ano sendo que no ano passado estivemos em 13 localidades levando os nossos produtos”, acrescenta.



Na abertura do Fórum na quinta-feira, às 16 horas o prefeito Walker Américo saudou aos artesãos e deu as boas vindas aos visitantes. Ele mencionou que a primeira dama Kely Oliveira também pratica atividades artesanais e destacou que a feira é uma conquista especial para a cidade. “É o momento do pessoal expor seus produtos, mostrar seu valor e com este trabalho conjunto todos ganham, de certa forma estamos promovendo justiça social”, disse.



Walker citou ainda que espera que o evento tenha um movimento já que os servidores receberam durante a semana. “Pagamos o 13º salário e iniciamos o pagamento de dezembro é bom que o os nossos servidores possam vir aqui prestigiar e fazer algumas compras”, acrescentou.



Em Paraíso os artesãos não possuem associação própria e estão inscritos junto aos feirantes. “Eles participam das feiras livres existentes na cidade e por este motivo estão vinculados à nossa secretaria”, acrescenta Yara. Ela destaca que esta é uma forma de incentivar e apoiar os profissionais do setor. “Periodicamente eles também participam das feiras e eventos do setor que ocorrem nos municípios da região e agora nesta oportunidade estarão recebendo os colegas  em Paraíso.



 Para o presidente da Associação Feira da Estação é uma oportunidade importante para os profissionais do setor exporem seus trabalhos. “Um evento como este movimenta o setor, faz girar a economia e todos ganham ajudando no sustento das famílias que dependem desta atividade”, explica.



A Sedeagro, em contato com a Secretaria Municipal de Esporte, conseguiu o alojamento da Arena Olímpica para que os artesãos visitantes possam se acomodar nos dias em que estarão na cidade. “De nossa parte  providenciamos toda a documentação, liberação de alvará para que a feira aconteça dentro da legalidade”, acrescenta.

No evento na Pra