ELEITO

Walkinho vai presidir o Cons

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 24-01-2017 00:00 | 1046
Os prefeitos Jos
Os prefeitos Jos Foto:

O prefeito Walker Américo Oliveira (PTB) foi eleito na manhã de segunda-feira (23/1), presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (Cissm). O órgão atende a sete municípios da microrregião de São Sebastião do Paraíso.



Também foram eleitos o prefeito de Itamogi, Ronaldo Pereira Dias, como vice-presidente, e José Carlos Pimenta, prefeito de São Tomás de Aquino, para o cargo de secretário.



Atualmente, o Consórcio atende os municípios de Itamogi, Jacuí, Pratápolis, São Tomás de Aquino, São João Batista do Glória, Bom Jesus da Penha e Paraíso – uma população estimada em 120 mil pessoas. Juntos, eles buscam uma ação conjunta para resolver problemas comuns no atendimento à saúde.



Cada ente associado contribui mensalmente para a manutenção do consórcio com repasses da verba que vem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).


Para fazer uso dos serviços do Consórcio, quando se tem algum problema de saúde, o paciente precisa se dirigir, primeiramente, ao posto de saúde de sua cidade, mesmo que o caso seja complicado. Se o médico do
posto avaliar que o paciente precisa da consulta com um especialista ou de exame disponível na região, ele encaminha à Secretaria Municipal de Saúde um pedido para marcação da consulta ou exame em um hospital.



Cada município tem direito a um determinado número de atendimentos por mês pelo Consórcio, de acordo com a sua população, sendo também atendidos nos hospitais e consultórios contratados pela associação. O pedido é enviado pela Secretaria para o Consórcio, que agenda o dia e horário do atendimento.

Através do Cissm são oferecidos exames de ultrassonografia, holter 24 horas, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma e endoscopia. Ao todo, são ofertados cerca de 70 procedimentos em diferentes áreas.



Há ainda convênios firmados que oferecem serviços nos setores de alta e média complexidade em outras cidades, incluindo ressonância magnética, com preços muito mais em conta para as prefeituras quitarem.

Ainda no ano passado, quando assumiu interinamente a administração municipal, o prefeito Walker Américo herdou uma dívida de quase R$ 300 mil deixada pelo gestor anterior que não havia pago o valor das prestações de contribuição daquele período. Na época chegou-se a cogitar a transferência da sede do consórcio para outro município, mas a situação acabou sendo contornada.

Antes, em 6 de janeiro, o prefeito Walker já tinha sido eleito vice-presidente da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul/Samu), em Varginha. Posteriormente,  no dia 10 de janeiro, Walkinho foi eleito o 2º vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg), durante a realização da 157ª Assembleia Geral Ordinária da entidade, solenidade que aconteceu na sede em Passos.