CHUVAS

Chuvas causam pontos de alagamento em Para

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 29-01-2017 00:00 | 1029
Trechos das ruas nas proximidades da Prefeitura sofreram inunda
Trechos das ruas nas proximidades da Prefeitura sofreram inunda Foto:

As fortes chuvas que têm caído em São Sebastião do Paraíso têm causado transtornos e reclamações dos motoristas que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade seja no centro, ou na periferia. Os condutores estão enfrentando dificuldades para transitar em algumas vias devido a grande quantidade de buracos que estão se formando. Além disso, com os temporais de quarta-feira, às tarde e também na manhã de quinta-feira,26, foram registrados pontos de alagamento em alguns trechos e até mesmo o transbordamento da Lagoinhai. Desde o início do mês já foram registrados mais de 300 milímetros em precipitações.



Desde a tarde de domingo passado (22/1), estão sendo registradas fortes pancadas de chuvas no município e em toda a região. Somente no domingo foram registrados 78.9 milímetros, recorde do mês até o momento. O temporal de quarta-feira, 25, à tarde foi menos intenso, com registro de quase 20 milímetros. Já a forte chuva de quinta-feira, 26, pela manhã causou o transbordamento da Lagoinha. No mesmo bairro, em frente a Prefeitura o volume das águas foi intenso ao ponto de causar pontos de alagamentos entre a rua Placidino Brigagão e a avenida Delfim Moreira.



Segundo estimativa do site Climatempo, para a quinta-feira,26, estava previsto chover 45 mm. A previsão para os próximos dias é de que as chuvas vão continuar ocorrendo até neste domingo, 29, mas em volumes menores. Somente a partir da próxima terça-feira,31, é que há possibilidade do sol aparecer na maior parte do dia. No acumulado do mês entre o dia 1º de janeiro e às 16 horas da quinta-feira,26, totalizou 319,9 milímetros, conforme informações obtidas pela reportagem junto ao site do INMET (instituto Nacional de Metereologia).  



Nos últimos dias têm surgido dezenas de reclamações sobre o estado das ruas de Paraíso. Além do centro, moradores de bairros como Jardim Coolapa, Alto Paraíso, Jardim América, Jardim Europa e Vila Formosa têm criticado a situação das vias, por exemplo a avenida João Pereira de Souza.  A avenida Darcio Cantieri é um exemplo onde o serviço paliativo feito no ano passado não está resistindo a intensidade das chuvas e já está toda esburacada, principalmente na rotatória que dá acesso à avenida Zezé Amaral. "Os buracos enormes começam próximo a Delegacia da Polícia Civil. Todo ano são feitos reparos, mas não resolve", comenta o motorista José Carlos Manzoni, que afirma que passa pelo local ao menos quatro vezes por dia.



Segundo a Secretaria de Obras da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, no final de 2016 foi realizada operação tapa-buracos nas principais vias da cidade onde foi atendido inclusive o local reclamado. No entanto, segundo informações, devido o período de vida útil do asfalto já ter vencido são feitas obras de manutenção, mas é necessário aplicar naquele trecho uma nova capa. O secretário José Antônio Cintra, disse que enquanto não houver pelo menos três dias seguidos de sol não é possível sequer fazer um serviço paliativo. A Secretaria de Obras pretende retomar o trabalho tapa buracos nas ruas de Paraíso assim que as chuvas darem uma trégua.

Motoristas tiveram dificuldades para transitar devido ao grande volume da enxurrada
Rua F