NOVO COMANDANTE

Tenente-coronel Joelmar Andrade assume comando da 20.

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 09-03-2017 00:00 | 1697
Com passagem de comando, tenente-coronel agora responde por 13 munic
Com passagem de comando, tenente-coronel agora responde por 13 munic Foto:

O tenente-coronel Joelmar Lucas Andrade assumiu na manhã de quinta-feira (9/3), em solenidade que aconteceu no Teatro Municipal Sebastião Furlan, o comando da 20ª Companhia de Polícia Militar Independente em São Sebastião do Paraíso. A solenidade foi presidida pelo coronel Frederico Antônio de Lima, comandante da 18ª RPM em Poços de Caldas.



Ambos os comandantes fizeram discursos em agradecimento ao apoio que têm recebido para a execução de seus trabalhos. As ações do até então comandante tenente-coronel Gilson de Oliveira Wenceslau, foram lembradas, tendo sido destacas a desarticulação de criminosos que realizavam a falsificação de cigarros, com equipamento e mercadoria avaliada em mais de R$25 milhões, e o programa “Garotos Para a Paz”.



“O Garotos para a Paz é um projeto que visa a aproximação da Polícia Militar junto as crianças da comunidade e foi premiado em 2016, pelo Estado, como o melhor programa de combate às drogas, superando até mesmo o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd)”, lembrou. O comandante também destacou a conquista de uma área no município para construção que servirá para elevar a 20ª Companhia para Batalhão, projeto esse que ainda está em processo de discussão e depende de recursos financeiros para ser executado.



O comandante da 18ª RPM em Poços de Caldas, coronel Frederico Antônio de Lima, que também assumiu o comando da regional recentemente, contou que ia se reunir com comandantes das companhia, batalhões e frações da PM pertencestes a regional, ainda na quinta-feira, para debater, não somente a questão do futuro batalhão em Paraíso, mas também sobre o efetivo militar com a formação do curso de soldados, entre outros assuntos. Ele garantiu que a população poderá esperar um trabalho intenso de combate à criminalidade.



“Iremos defender com toda a energia o cidadão, além de intensificar o combate à criminalidade. Essa parceria junto à comunidade e com os órgãos constituídos, proporcionará uma participação mais efetiva da PM no sentindo de reverter quadros desfavoráveis e fortalecer e potencializar àqueles que são favoráveis, em busca da promoção da paz social”, destaca o comandante. Sobre o efetivo, o coronel Frederico lembra que no próximo dia 28 de abril será a formatura de 141 soldados, que devem ser distribuídos entre 55 cidades de acordo com as necessidades de cada município.



O tenente-coronel Wenceslau comentou que os resultados do seu trabalho foram positivos e lembrou também a importância das redes que foram criadas, trabalho sempre ressaltado por ele ao longo do seu trajeto por Paraíso. “Mudamos a forma de trabalhar dos policiais em uma abordagem mais carismática com o cidadão de bem e encurtamos o acionamento da Polícia Militar através da criação de várias redes. Contamos com o apoio da sociedade através de várias frentes, como os cuidados recíprocos entre a população e o abastecimento a PM com informações. É motivo de agradecimento a toda comunidade que acreditou em nosso projeto”, disse.



“Valeu muito a pena, eu aprendi muito e fiz várias ações e trabalhos, o que fica de lição é que vale a pena apostar no resgate da pessoa humana e que sempre nós podemos mudar a realidade. Desejo todo o sucesso ao tenente-coronel Joelmar e a toda comunidade paraisense. Cheguei aqui estranho, mas fui bem acolhido. Eu gostaria de ser lembrado com mais um membro que deu o melhor de si, principalmente no cumprimento das ações que é a missão da PM: servir a comunidade”, completa.



O novo comandante não fez promessas, mas se comprometeu a oferecer à comunidade muito trabalho e dedicação. “Vou me comprometer e realizar um trabalho muito dinâmico para que consigamos reduzir os números da criminalidade, não somente em São Sebastião do Paraíso, mas nas demais cidades que pertencem a 20ª Companhia de Polícia Militar. Desejamos fazer um trabalho, tanto com aval do poder Executivo quando do Comando da 18ª Região, para conseguir elevar nosso trabalho de Companhia para Batalhão, o que irá melhorar e muito a estrutura que a Polícia Militar tem em São Sebastião do Paraíso”, destacou o novo comandante.



O militar avaliou ainda que tem fortalecido o trabalho dos PMs e comenta que acredita que a população já tenha percebido “essa nova dinâmica do nosso efetivo e nós queremos que isso se expanda, com mais abordagens, mais operações, mais ações e é isso que iremos fazer”, acrescentou.



Sobre o município, ele diz: “Paraíso, apesar de outras pessoas não acharem o mesmo, é uma cidade tranquila. É claro que temos problema e temos que os enfrentar, sempre buscando estratégias para minimizar isso. É utópico dizer que vamos acabar com a criminalidade ou com as drogas, infelizmente não posso me comprometer com isso, mas posso me comprometer em trabalhar muito para que isso seja minimizado”, completou.



 



HOMENAGENS



O tenente-coronel Gilson de Oliveira Wenceslau deixa o comando e se aposenta após 30 anos de serviços prestados à Polícia Militar.  Foi realizada a entrega do “Retrato do Comandante”, como forma de homenagear a memória daqueles que tiveram participação na construção da segurança pública no município. Ainda, foi entregue à Wenceslau, a insígnia do Comandante, pelo Coronel Frederico, como homenagem representativa de seu comando.



 



TENENTE-CORONEL JOELMAR



 



O tenente-coronel Joelmar Lucas de Andrade, 45 anos, natural de Lavras, é casado e pai de duas filhas. Ele exercia, até então, a função de chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional da 18ª Região da Polícia Militar, em Poços de Caldas, onde morou por cerca de 13 anos.



Em 1991 o militar iniciou sua carreira como soldado e em 1996 formou-se no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais. O oficial também é graduado em Direito e possui diversos cursos na Instituição como o de Especialização em Armamento e Tiro e Multiplicador de Polícia Comunitária.



À solenidade teve a presença de autoridades civis e militares, o prefeito Walker Américo Oliveira, vereador Marcelo Morais, presidente da Câmara Municipal, prefeitos vereadores dos 13 municípios que compõem a 20ª Cia, representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, 2º Pelotão de Bombeiros Militares, Guarda Municipal, associações, empresários, o deputado estadual Emidinho Madeira e representantes dos deputados Antônio Carlos Arantes e Carlos Melles.