FEIRA SA

Adventistas do 7

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 12-03-2017 00:00 | 1525
Durante a feira foram ministradas palestras e apresentadas dicas e orienta
Durante a feira foram ministradas palestras e apresentadas dicas e orienta Foto:

Integrantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, localizada no bairro Mocoquinha, em São Sebastião do Paraíso realizaram uma Feira de Saúde no município. O evento reuniu cerca de 300 participantes, no domingo, 5, durante a realização da Feira da Vila Formosa. Conforme Selma Dias, uma das coordenadoras do movimento, “trata-se de um projeto voluntários sem fins lucrativos que conta com diversas parcerias, participação de profissionais da saúde que atuam nas atividades de monitoramento da qualidade de vida e saúde da população”, descreve.



Conforme Selma Dias, há cerca de dois anos que os membros da igreja estavam planejando a realização da feira, mas sempre esbarravam em alguma dificuldade ou limitação. “Participamos de treinamentos em Poços de Caldas e estivemos em Itamogi, Passos e Pratápolis, além de Vitória (ES) o que nos motivou ainda mais em buscarmos colaboradores para a nossa feira”, conta. Depois de um certo tempo de preparação com o chamamento de profissionais a proposta foi ganhando forma. “Conseguimos reunir vários colaboradores como enfermeiros, técnicos de enfermagem professores de educação física e ainda tivemos a parceria de empresas farmacêuticas, da Copasa, além dos nossos voluntários aqui da igreja”, relata.



Geralmente a igreja em parceria com empresas, entidades e outras instituições da cidade patrocinam e ajuda a cobrir os custos da feira. No evento realizado na Feira da Vila Formosa, no último domingo, a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através da Secretaria Municipal de Saúde, apoiou a iniciativa. Foram realizados diversos exames, testes de glicemia, idade biológica, aconselhamento para os itens em desequilíbrio. “No período de 9 às 12 horas, foram realizados cerca de 300 atendimentos quando prevíamos realizar 200, foi uma surpresa muito positiva, superando as nossas expectativas iniciais”, relata.



Selma acrescenta que será oferecido aos participantes um atendimento pós-feira no dia 27 de março. Também serão ministrados na sede da Igreja Adventista alguns cursos de formação e orientação sobre métodos saudáveis de vida. “Gostaria de agradecer a todos que colaboraram e que também participaram. O feedback foi tão positivo que já estamos pensando em realizar um novo evento ainda neste ano. Já iniciamos os preparativos e vamos mobilizar os nossos voluntários e colaboradores para que atuem novamente conosco”, anuncia. Na terça-feira,14, será realizado Curso de Culinária Saudável, às 19 horas, na sede da igreja à Rua Domingos José Ramalho,25, Mocoquinha. Nos dias 27 a 31 de março no mesmo local e horário haverá curso sobre como parar de fumar em 5 dias.



De acordo com os organizadores a feira de saúde teve como objetivo levar informações preventivas à população paraisense, contra as doenças que acometem a sociedade, tendo em vista principalmente o estilo de vida inadequado que a maioria das pessoas levam. As doenças podem ser evitadas com a utilização dos oito remédios naturais como a água, o ar-puro, luz solar, exercício físico, temperança, nutrição, descanso e confiança em Deus.  



Além do cuidado com as pessoas que apresentam algum tipo de enfermidade, a responsabilidade da Igreja Adventista se estende à prevenção das doenças por meio de uma eficiente educação sanitária e liderança na promoção de uma ótima saúde, livre do fumo, álcool, outras drogas e alimentos não saudáveis. A Igreja Adventista também incentiva o hábito de uma dieta alimentar saudável e essencialmente vegetariana, por ser comprovadamente mais saudável. “Está provado através de estudos que, na maioria dos casos, o corpo humano precisa de muito pouco para manter e recuperar a saúde. Bastam alguns hábitos simples, que não custam quase nada, mas que promovem o maior bem que um ser humano pode adquirir a saúde”, relata Selma Dias.



Baseados no clássico “A Ciência do Bom Viver” e nas mais recentes descobertas da ciência, os adventistas acreditam que oito destes hábitos são fundamentais para manter a saúde e recuperá-la na maioria dos casos. E é para promover o ensino prático destes oito hábitos que existe a Feira de Saúde – um programa oficial do Ministério da Saúde da Igreja Adventista do Sétimo Dia, sem fins lucrativos e que é realizado por voluntários.



O objetivo deste programa é colaborar para o estabelecimento de um estilo de vida muito mais saudável e feliz, gerando não apenas mais saúde, mas significativa economia para governos e famílias em gastos relacionados à saúde. Todos os materiais, logo e manual da Feira de Saúde, são de uso não comercial e livre por parte dos departamentos de apoio e instituições oficiais da Igreja Adventista do Sétimo Dia.