GUARDINHA

Moradores de Guardinha elegem membros do Conselho Distrital

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 15-03-2017 00:00 | 1286
Membros eleitos para o Conselho Distrital da Guardinha dever
Membros eleitos para o Conselho Distrital da Guardinha dever Foto:

Moradores do Distrito de Guardinha foram às urnas domingo (12/3), para a eleição dos membros do Conselho Distrital da comunidade. A votação realizada na sede da Escola Municipal Francisco Daniel, no período de 8h às 12h foi coordenada pela Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. No próximo final de semana será a vez da comunidade de Termópolis participar do mesmo processo quando serão escolhidos os conselheiros da localidade.



O Conselho Distrital pode ser considerado um espaço de poder da cidadania interativa, que atua de forma integrada com os demais poderes. Os artigos 180 ao 189 da Lei Orgânica Municipal (LOM) falam sobre a possibilidade de existência de um Conselho Distrital. Os membros do Conselho Distrital deverão se reunir ordinariamente pelo menos uma vez por mês conforme prevê o Regimento Interno da Câmara. Além dos conselheiros, existe também o administrador municipal que é uma indicação do prefeito e tem a função de representar o Executivo na comunidade.



Atualmente o Distrito de Guardinha têm 1579 eleitores aptos a votar. Deste total, 10% compareceram às urnas neste domingo para a escolha dos membros do Conselho Distrital, ou seja, 156 pessoas. Cinco seções eleitorais do distrito foram distribuídas em duas salas. Sete moradores da comunidade se candidataram para o pleito.



A apuração dos votos foi feita logo após o encerramento do horário da votação. Os escolhidos para representarem o Distrito junto aos poderes Executivo e Legislativo foram Gilson Aparecido Franscisco, que recebeu 47 votos; Antônio Rones Santos, com 43 votos; o terceiro membro é Eurípedes Simião de Souza, que recebeu 19 votos; e Sônia Divina Augusto ficará como suplente, com 18 votos.



Após a escolha dos três membros e a homologação do resultado, caberá ao prefeito Walker Américo Oliveira dar posse aos conselheiros eleitos para um mandato que se encerra junto com o do Executivo. A votação foi acompanhada pelos vereadores que compõem a Comissão Especial de Acompanhamento para a Eleição do Conselho Distrital de Guardinha, Ademir Ross, Vinicio Scarano e Lisandro Mon-teiro, e o presidente da Câmara, Marcelo de Morais.



O processo eleitoral contou com a colaboração de servidores da Câmara, que atuaram como mesários e secretários da seções. Esta é a terceira vez que a comunidade elege os membros do conselho em Guardinha. A primeira foi em 2011. Em 2013 também foram realizadas movimentações para a escolha, mas o conselho acabou não sendo efetivado. Atualmente a comunidade é representada pelo vereador Ademir Ross, que foi eleito nas eleições de outubro de 2016.



Da mesma forma em que foi realizada a eleição em Guardinha, no próximo domingo, dia 19, será a vez da comunidade de Termópolis escolher os membros do seu Conselho Distrital. No entanto, na próxima sexta-feira,17, encerra-se o prazo para a definição dos candidatos que poderão se inscrever diretamente na sede da Câmara Municipal em Paraíso.  Será a primeira vez que a localidade terá representantes diretos eleitos pelos moradores.

Todo o processo realizado para elei