JOVEM

Parlamento Jovem 2017

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 19-03-2017 00:00 | 1167
Foto:

O projeto “Parlamento Jovem” foi aberto oficialmente para o exercício deste ano na semana, em sessão na Câmara, com a presença do Superintendente Regional de Ensino, Alípio Mumic Filho. A abertura do projeto foi acompanhada pelo vereador de Itaú de Minas, Mateus Vilela.



Atualmente, o projeto “Parlamento Jovem” faz parte do programa “Escola do Legislativo”, que é presidido pelo vereador Vinício Scarano. “Tudo se faz por meio da política, por isso é tão importante formar cidadãos politizados, pessoas que saibam ser formadores de opinião, que queiram ser candidatos no futuro, com correção e honestidade”.



Na ocasião, A Escola do Legislativo foi batizada com o nome do superintendente de Ensino. “Esta foi uma pequena homenagem porque Alipinho faz um trabalho extraordinário na Educação, é nosso parceiro”, disse Vinício.



O vereador informou que o seu colega de Itaú vai acompanhar os trabalhos do Parlamento Jovem para implantar modelo semelhante em sua cidade. As Câmaras de Itamogi e Jacuí também devem levar o exemplo do projeto paraisense. Há 65 municípios mineiros que desenvolvem tal projeto.



Neste ano, os estudantes tiveram a oportunidade se inscreverem momentos antes de sua abertura oficial e no total, estão participando 84 jovens.



São alunos das escolas Benedito Ferreira Calafiori, o Ditão; Clóvis Salgado; Ana Cândida; Paula Frassinetti; Objetivo e Colégio Galileu. Vinício agradeceu aos diretores desses estabelecimentos, estendendo a toda equipe e corpo docente.



Vinício Scarano agradeceu também à mentora do Parlamento Jovem, ex-vereadora e atual vice-prefeita, Dilma Aparecida Oliveira. Aos colegas da Câmara, aos alunos que participaram nos anos anteriores.



O estudante Wesley Dias Oliveira usou a tribuna livre da Câmara como representante dos que já participaram e dos que vão compor o Parlamento Jovem esse ano. “Tendo em vista a descrença da população com a classe política e também com todo o sistema político, é primordial que a geração que vai substituir os que estão no poder neste momento seja politizada. A boa vontade de querer fazer, a coragem de querer mudar tem que vir acompanhadas de preparo e conhecimento. Estar disposto sem estar preparado é incompleto. No Parlamento Jovem há grande crescimento de todos ao longo das reuniões, tendo como fontes os cursos online, os trabalhos em equipe e o material escrito. O objetivo é criar uma sociedade mais ciente”, relatou.



O homenageado da noite, Alípio Mumic, agradeceu ao emprenho de Dilma que manteve o projeto durante seu mandato. “É um projeto que está com uma força grande com esses jovens que aceitaram o desafio de fazer parte dele. Muitas pessoas reclamam ou ficam na passividade e esses estudantes disseram o sim à proposta e por isso, me identifico.



Que possam desenvolver os melhores ideais e a capacidade de exercer a cidadania e que, no futuro, possam ocupar os cargos políticos para tornar nosso país mais sério, mais feliz e digno de se viver”.



O que é 



O projeto “Parlamento Jovem” destina-se a fornecer formação política e sobre cidadania, tendo como público alvo os jovens do ensino médio de Minas Gerais, abrangendo estabelecimentos da rede pública e particular.



Existe desde 2004 e é uma construção da Assembleia Legislativa, por meio do programa “Escola do Legislativo” e da PUC mineira, por meio de sua faculdade de Ciências Sociais e da Pró-reitoria de extensão.



Foi implantado em Paraíso em 2014, por ação da ex-vereadora e atual vice-prefeita, Dilma Aparecida Oliveira. No primeiro ano, o tema discutido foi “Envelhecimento e qualidade de vida” e teve estudantes de Paraíso representando-o na plenária estadual, que aconteceu em Belho Horizonte. Na ocasião, apresentam a proposta de criação de um Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, o que foi aprovado pela plenária, que teve sua primeira reunião há uma semana.



No ano seguinte, o tema foi “Segurança Pública e Direitos Humanos”. O documento final do parlamento paraisense foi entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa e as duas primeiras leis formuladas por jovens de Paraíso, tramitam na ALMG, com possibilidade de se tornarem leis estaduais.



No ano passado, Paraíso foi sede do polo regional, do qual fazem parte também Guaxupé e Poços de Caldas e a plenária regional foi realizada na então recém-inaugurada Câmara. Os jovens que foram na plenária estadual de 2016, também trouxeram proposta que tramita na Assembleia.



Neste quarto ano do Parlamento Jovem em Paraíso o tema escolhido é “Educação Política nas Escolas”.