AZEITE

Azeite 100% brasileiro

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 21-03-2017 00:00 | 6288
 Safra recorde de azeitona na Mantiqueira em 2017,com previs
Safra recorde de azeitona na Mantiqueira em 2017,com previs Foto:

Encontro tradicional será realizado no dia 24 de março, em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais. O 12º Dia de Campo da Olivicultura dos Contrafortes da Mantiqueira e a 2ª Mostra Tecnológica de Olivicultura devem reunir produtores de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, especialistas, além de exposição de equipamentos e insumos para o setor e produtos derivados.



Nas estações de campo os interessados poderão obter informações, por exemplo, de como implantar um olival. “Vamos falar sobre a escolha da variedade de oliveira antes de iniciar o cultivo, características químicas do solo, adubação, controle de formiga, espaçamento, poda, entre outros fatores”, explica o coordenador do Programa de Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira.



A programação também inclui palestras sobre as perspectivas do setor e resultados de pesquisas em olivicultura desenvolvidas no Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite. A qualidade do azeite será tema de palestra inédita da sommelier Ana Paula Beloto. A especialista vai falar sobre o mercado da oliva e o consumo no Brasil.



As inscrições para o 12º Dia de Campo de Olivicultura são gratuitas e podem ser feitas no local do evento. Informações: cemf@epamig.br



Safra recorde



De acordo com o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), Carlos Diniz, a estimativa para a safra 2017 é de 400 toneladas de azeitona e 40 mil litros de azeite. A safra, que teve início em janeiro, deve seguir na Mantiqueira até o final de março. “Temos percebido um aumento de área plantada de cerca de 15% ao ano, além de investimentos na manutenção dos olivais existentes e de instalação de novos lagares”, explica. Atualmente, a área de oliveira na região Sudeste do Brasil é entre 1.600 e 1.800 hectares, sendo que 70% desta área está em Minas Gerais. (Assessoria de Comunicação da EPAMIG)



 



12º Dia de Campo de Olivicultura e 2ª Mostra Tecnológica de Olivicultura



Data: 24 de março de 2017



Horário: 8h às 12h



Local: Campo Experimental da EPAMIG em Maria da Fé - Rua Washington Alvarenga Viglioni, s/nº - Bairro Vargedo - Maria da Fé - MG



Informações: (35) 3662-1227