Moradores, prestadores de serviços, frequentadores e transeuntes reclamam da má conservação dos calçamentos na Praça Comendador José Honório e Comendador João Alves (Fonte), área central de São Sebastião do Paraíso.
Na Comendador José Honório, conhecida como a praça da igreja matriz, parte das pedras do calçamento do calçadão se soltou, formando obstáculos que causam tropeços e quedas de transeuntes. Conforme afirmam e denunciam o zelador do Edifício Galeria Central e um taxista, não é a primeira vez que pedestres tropeçam nas falhas e obstáculos de pedras arrancadas e caem bruscamente, sofrendo escoriações nas pernas, braços, principalmente.
O zelador e taxista afirmam que já tiveram que acudir diversas pessoas que se machucaram naquele local.
Na Praça Comendador João Alves, a da Fonte, o calçamento que é feito com pedras, “calçamento português”, está se soltando e formando vários buracos, verdadeira armadilha para provocar a queda das pessoas que transitam por lá. Um transeunte que passava pela praça no início desta semana, uma senhora que mora a poucos metros da praça estava caminhando com seu filho, nenê de colo, e outro maiorzinho. Ao passarem próximo à Livraria Espírita, ela pisou em uma pedra solta e caiu sobre o nenê.
Pessoas que estavam bem perto tiveram que socorrer mãe e filho que sofreram escoriações. O “JS” foi informado que vândalos estão pegando as pedras soltas do calçamento e as jogando dentro da fonte.
Uma dessas pedras atingiu um cano de pvc que foi perfurado e como consequência houve vazamento de muita água, aumentando o valor da conta que a prefeitura terá que pagar para a Copasa.
Outro fato presenciado por um frequentador da praça da Fonte: ele viu o zelador retirar mais de duas latas de 18 litros, contendo pedras jogadas por vândalos dentro da fonte.
A prefeitura precisa providenciar os consertos, para que sejam repostas as pedras, em ambas as praças mencionadas. Na da Fonte para compor o calçamento com pedras pretas, brancas e rosa.
Importante observar que devem ser colocadas em seus devidos lugares, acompanhando o desenho original no calçamento, um trabalho de restauração bem feito, tanto na praça da Fonte quanto na da Matriz.