O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros determinou a lotação de cargos de membros nas unidades do Ministério Público Federal. Somente na 1ª Região onde está incluso o Estado de Minas Gerais são 1.173 cargos,com 879 vagas preenchidas, sendo dois para a Seção de Passos e de São Sebastião do Paraíso. A unidade local é responsável pelo atendimento de 15 municípios.
A decisão de Janot consta da Portaria nº499, de 8 de junho de 2017, publicado no DOU (Diário Oficial da União) em 13 de junho. Em conformidade com o artigo 49, inciso XX, da Lei Complementar nº75, de 20 de maio de 1993 e tendo em vista o contido no Procedimento de Gestão Administrativa é que o procurador fixou a lotação dos cargos. Foram feitas nomeações para o Ministério Público Federal para todas as regiões do Brasil.
A Procuradoria da República no Município de Passos foi inaugurada oficialmente em 3 de novembro de 2005. Procuradoria da República no Município de Passos foi inaugurada oficialmente em 03 de novembro de 2005 e está localizada na Rua Santo Antônio, 133, centro.
A Procuradoria da República em Passos também responde pelas atribuições do MPF perante a Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso. Neste setor estão localizados e é feito o atendimento aos municípios de Arceburgo, Cabo Verde, Capetinga, Claraval, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino.