OPINIÃO - Mariano Bícego

Esporte é cultura

Por: Mariano Bícego | Categoria: Cultura | 08-07-2017 17:07 | 1193
Foto: Reprodução

O esporte sempre atraiu povos diferentes, que se encontravam para as competições, isso desde a Grécia Antiga.
Nessas ocasiões as diferenças apareciam e aparecem até hoje.
Aqui em Curitiba estão acontecendo as finais da Liga Mundial de Vôlei Masculino, reunindo seis seleções aqui  desempenho a função de acompanhar as seleções, auxiliando nas dificuldades da língua e dos costumes. Essa tarefa me possibilita ter contato com os mais diferentes povos e a comparação e as observações são inevitáveis.
Os franceses, obviamente, são cultos, educados e tem interesse na cultura local, buscam produtos característicos e interagem com a população, bem diferente dos americanos, auto-suficientes, alienados, presos aos seus aparelhos multimídia e ao medo que os isola, preço de serem uma potência dominante.
Já os russos e os serviços, tem características comuns, afinal são povos eslavos, ou seja, carrancudos, fechados, desconfiados, difícil de arrancar um sorriso, parecem estarem achando tudo ruim. Pelo menos a comida brasileira elogiaram. Já o frio de Curitiba também foi motivo de reclamação, embora venham de regiões muito mais frias.
Por fim, canadenses e brasileiros e franceses tem traços comuns, a começar pela mistura racial, pela alegria no jogar e pela interação com o público. O canadense fica no meio do caminho, devido a proximidade com os EUA.
Agora, a grande diferença que percebi foi entre modalidades. No mesmo hotel onde estamos, também ficou a equipe do Santos Futebol Clube, que enfrentou o Atlético Paranaense no meio da semana.
É totalmente cultural, mas a marra e os vícios da trupe futebolistica é ridícula e fica mais visível quando comparada com outras modalidades.
Cultura adquirida ao longo de décadas de paixão e paparicação.