GILBERTO AMARAL

Gilberto Amaral

Por: Gilberto Amaral | Categoria: Brasil | 13-07-2017 09:07 | 1806
Hotel de Crillon
Hotel de Crillon Foto: Reprodução

Por ocasião da decisão do governo de liberar o saque das contas inativas do FGTS, o presidente Temer fez questão de ir até a CAIXA para, ao lado do presidente da instituição Gilberto Occhi e da gerente geral da Agência Capital, Rosângela de Brito Maia, e demais funcionários, assistir o início dessa medida para reaquecer a economia




PARAÍSO
Alô prefeito Walker de Oliveira, Walkinho, da minha querida São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais: Por favor, cuide bem de minha amada cidade. Preserve a beleza de sua paisagem e as tradições de sua gente. Como na linda canção do inconfundível cantor mineiro Agnaldo Timóteo: “Se algum dia / A minha terra eu voltar / Quero encontrar / As mesmas coisas que deixei / Quando o trem parar na estação / Eu sentirei no coração / A alegria de chegar” /. Quero rever, se ainda for possível, os verdes campos que percorri na minha infância feliz, tempo que não volta mais.




Raice
Brasil, UE e G20
O Brasil e o bloco celebram 10 anos da Parceria Estratégica estabelecida pela Declaração de Lisboa (07/07/2007). Hoje, a União Europeia é o maior investidor no país. A celebração deste aniversário ocorre num momento em que o Brasil assume a presidência pro tempore do Mercosul e tenta intensificar as negociações do Acordo de Associação entre os dois blocos. Porém, tapar o sol com a peneira não vai ajudar nas negociações. Ir a Hamburgo para dizer que não há crise econômica no Brasil é, no mínimo, subestimar a inteligência dos 20 mais poderosos chefes de estados do mundo.




TUPI, OR NOT TUPI 
Quase 90 anos após o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, o Festival Internacional de Dança de Montpellier (Sul da França) teve um toque do modernismo brasileiro. Os bailarinos Eduardo Hermanson, Renan Fontoura e Tito Lacerda (foto) participam do renomado evento com a criação “Nós, tupi or not tupi”, do coreógrafo francês Fabrice Ramalingom.




Diplomacia comercial
Enquanto os USA seguem uma política externa pouco amigável para com certos países, a França vai trabalhando sua diplomacia comercial. A petroleira Total acaba de assinar contrato, de US$ 2 bilhões, com Irã e a chinesa CNPC, para desenvolver, durante 20 anos, o projeto offshore de gás de Pars-Sud. A Total é a primeira empresa ocidental do setor a retornar ao país desde a retirada parcial das sanções internacionais, em 2015.




Cuba e UE
Na mesma linha vai a UE, que assinou acordo histórico com Cuba, negociado desde 2014. O Acordo de Diálogo Político e Cooperação estabelece as bases das relações comerciais entre o bloco e a ilha e poderá entrar em vigor já nos próximos meses.




HOTEL CRILLON
O mítico palácio parisiense - que pertence a um príncipe saudita - da Place de la Concorde reabriu suas portas, após mais de quatro anos de reforma (foto). Uma das novidades: um segundo subsolo com piscina e SPA. Quanto à gastronomia, quem vai comandar a cozinha do luxuoso hotel é o chef Christopher Hache.