PLEITO
Os vereadores Marcelo Morais (PSDB), Vinício Scarano (SD), Cidinha Cerize (PSDB), José Luiz das Graças (DEM), Paulo César de Souza (PR), Ademir Ross (PSD) e Lisandro José Monteiro (SD) de São Sebastião do Paraíso foram recebidos pelo vice-governador de Minas Gerais, Antonio Andrade (PMDB). Vários foram os pleitos apresentados principalmente relacionados às verbas da saúde, dos hospitais e da educação que estão em atraso.
ROMPIDO
O vice-governador Toninho Andrade está rompido com o governador Fernando Pimentel (PT), desde o final de maio. Há quem diga que Andrade ficou isolado. Em meio a uma série de críticas, o vice afirma que houve descumprimento de acordo e que o Estado está parado. Ele citou ainda que há falta de desenvolvimento e que as reformas anunciadas pelo governo que seriam feitas, não passaram de promessas. Toninho anunciou ainda que o rompimento era pessoal e da ala do PMDB seu partido.
BASE
Informações oriundas de dentro da Câmara dos Vereadores de São Sebastião do Paraíso dão conta de que o prefeito Walker Américo está disposto a construir sua base de apoio no Legislativo. A intenção é aprovar projetos polêmicos que estão por vir e que são de interesse da administração municipal. Nos bastidores políticos são listados os nomes de Vinicio Scarano, Tatuzinho, Jerominho e Serginho já alinhados ao prefeito. Falta apenas um vereador para ter maioria.
SITUAÇÃO - OPOSIÇÃO
O presidente da Câmara, Marcelo de Morais tem se posicionado de forma a defender que o Legislativo tem é que ter independência. Em suas falas sempre argumenta que quem quer fazer a coisa certa não precisa de situação ou oposição. Por parte dos vereadores já houve vários discursos de que não existe esta coisa de base e o que for melhor para a cidade será aprovado e aquilo que não for será rejeitado. Pelo menos na teoria e na prática esta postura se prevaleceu no primeiro semestre.
RELACIONAMENTO
A depender das palavras do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ulisses Araújo, o relacionamento entre Executivo e Legislativo não terá entrave. Em reunião com um grupo de comerciantes ambulantes, no meio de semana, ele foi enfático em afirmar que existe um bom entrosamento entre os poderes que são harmônicos e independentes entre si. Ulisses enfatizou que ambas as partes estão imbuídas em fazer o melhor por Paraíso.
CONVERGÊNCIA
Pelo que se viu neste primeiro semestre de 2017, houve muito respeito entre os poderes Executivo e Legislativo. Responsabilidade e maturidade também são outros nomes que podem ser usados para definir a relação entre o prefeito e os vereadores. Logicamente que em alguns momentos surgiram cobranças e é natural que elas ocorrem e os edis cumpriram bem o papel de fiscalizadores da administração. Não necessariamente é preciso concordar em tudo e sempre é bom ter um ponto de vista diferente. Importante neste meio é que tem prevalecido o bom senso e todos estarem voltados para o bem da comunidade.
DUPLICAÇÃO
O prefeito Walkinho comentava nesta semana com interlocutores que durante sua visita a Belo Horizonte dias destes, esteve reunido com representantes da Concessionária AB Nascentes das Gerais. Na oportunidade ele falou sobre o prosseguimento da duplicação da BR-491 do entroncamento entre a MG-050 até o trecho próximo ao Terminal Rodoviário Angelo Scavazza. A concessionária já havia anunciado a implantação de mais uma passarela neste pedaço e irá realizar outras obras naquela região.
MARGINAL
Segundo o prefeito existe a possibilidade da Concessionária assumir a manutenção, administração e controle do trânsito de duas vias marginais paralelas à rodovia. Um destes locais é a Avenida Engenheiro Washington Martoni bastante utilizada por caminhões e ônibus por quem está entrando e saindo da cidade. A outra seria a rua Florentino Cândido de Rezende que seria pavimentada e passaria junto com outros trechos subsequentes a se tornar via alternativa para quem transita pela região. Caso ocorra um acordo todas estas vias receberão novo pavimento realizado pela empresa.
A FAVOR
Depois quase 11 horas de discussão, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados rejeitou o parecer do relator Sérgio Zveiter (PMDB-RJ), que pedia admissibilidade do pedido de abertura de processo contra o presidente Michel Temer, por corrupção passiva. O placar foi de 40 votos contrários a 25 favoráveis. O deputado Carlos Melles votou a favor do governo. Já o deputado Rodrigo Pacheco (PMDB) foi o único a abster-se nas duas votações. O parlamentar Renato Andrade não faz parte da comissão e não participou da votação.
SEGURANÇA
O prefeito de Jacuí, Geraldo Magela da Silva e Câmara Municipal convidam a todos os comerciantes da cidade, a Polícia Militar e demais interessados, para participar de uma reunião na próxima quinta-feira, 20. O encontro será na sede do Legislativo, às 19h, quando haverá a apresentação do projeto do sistema de segurança de câmeras, apresentado pela Polícia Militar de Guaranésia.Trata-se de um projeto modelo que vem sendo implantado por vários municípios.
POSSE
Antes, no dia 18, às 19 horas também na Câmara haverá a posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Segurança Pública a ser apresentado em Jacuí. O presidente do conselho é Silvano Silva Lauria. Enquanto isso clientes do Banco do Brasil de Jacuí continuam sendo atendidos na agência de São Sebastião do Paraíso. A instituição avalia se compensa instalar-se na cidade onde já foi várias vezes alvo da ação marginal com explosões do prédio de suas instalações. O que o banco não pode esquecer é que sempre teve a chancela de ser “banco social”, e não pode criar factoides para fechamento da agência. Criado pelo então Príncipe Regente, Dom João de Bragança, depois D. João VI, o banco é tão tradicional quanto a histórica Jacuí. E isso deve ser levado em conta.