60 ANOS

Martoni completa 60 anos de história em Paraíso

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 16-07-2017 19:07 | 2067
Foto: Reprodução

A Martoni possui uma rica história que se inicia em 1924, com o nascimento do fundados da Martoni, o empresário Benetido Martoni, filho de imigrantes italianos que veio a se tornar órfão de pai aos dois anos de idade. 
Em 1939, aos 15 anos, Benedito já era arrimo de família, sua mãe e duas irmãs. Era uma época difícil por causa da guerra. Ele costumava sair pelas fazendas  realizando serviços de folheiro e como ninguém tinha dinheiro era trocado por alimento. Seu único meio de transporte era uma bicicleta. Trabalhava também como caldeireiro e encanador e a noite como operador de projetor no cinema local.
Benedito então se alista no Exército do Rio de Janeiro, em 1943. Voltando, sua tarefa foi mais árdua ainda, pois trabalhava durante o dia exaustivamente e a noite  no Bar Paraisense que ele e seu irmão haviam comprado e, em 1943 se casa com Cristina Ribeiro. Desta união nasceram 4 filhos: Maderlene, Washington, Wilson e Wiliam Martoni.
Nos idos de 1957, o patriarca inicia suas atividade com serralheria, fundada com o nome de “Benedito Martoni”, na Rua Dutra Silva nº. 92 no bairro Mocoquinha. Trabalhava com afinco. Suas jornadas de trabalho eram da madrugada ao anoitecer. Com isso a serralheria foi crescendo. Com espírito empreendedor, Benedito Martoni inicia a comercialização de materiais para construção com tubos galvanizados, conexões Tupy e telhas  da marca Eternit.
Em 1969, com o prosperar de suas atividades, ele adquire um galpão da antiga concessionária Ford, na rua Placidino Brigagão, onde transferiu a serralheria dando início a loja de materiais para construção com o nome de Martoni Filhos e Cia Ltda. No entanto, não satisfeito, agregou mais uma atividade, a de ruralista. 
Em 1980 ele inaugura uma filial no ramo de madeira. Mas é em 1985 que um fato triste marca a história dessa família. Nesse ano falece seu filho e sócio Washington Martoni num acidente de carro. A empresa passa por outras mudanças. Para concentrar suas atividades em um único local, a filial e matriz são transferidas para um novo local adquirido à Praça dos Expedicionários, onde permanece até hoje.
Em 1994 a Martoni inicia o seu processo de informatização e, em 2005, inaugura um novo empreendimento, o BM Palace Hotel, em homenagem a Benedito Martoni. Esse ano também foi uma ano triste para a família Martoni e seus funcionários: falece seu baluarte e fundador Benedito Martoni. Dando continuidade, sua esposa Cristina Ribeiro Martoni assume junto com seus filhos e genros as atividades da empresa.




10 anos de parceria
Em 2007, com a necessidade de integrar e fortalecer ainda mais o mercado consumidor e desenvolvimento para a Região Sul e Sudoeste de Minas Gerais, a Martoni, em conjunto com mais 13 lojas com  experiência e tradição no ramo de materiais de construção criam a Rede Construai e, em 2008, Com o mesmo espírito empreendedor de seu fundador, a Martoni conclui neste ano a ampliação de um novo Show Room, considerado o maior da região.
Em dois de agosto de 2009 é apresentado a nova logomarca da Rede Construai e em dezembro é apresentado o mascote da Rede. Em setembro de 2015 a fachada da loja obtendo, assim, a padronização da Rede Construai. A rede encontra-se, hoje, com 22 associados, 50 lojas em 30 cidades.