SAÚDE ANIMAL

Adestramento: Obediência básica

Por: Rogério Calçado Martins | Categoria: Saúde | 16-07-2017 19:07 | 1744
Foto:

Devido à seus temperamentos distintos, alguns cães são mais fáceis de treinar do que outros. Com o adestramento apropriado o seu cão poderá estar sempre "sob controle".
Quando o filhote já terminou todo o esquema inicial de vacinação e atinge seis meses de idade, ele poderá ser "introduzido ao treinamento". Alguns animais não se adaptam ao adestramento nessa idade, sendo isso bastante variável, já que existem alguns que aceitam ser treinados antes dos seis meses enquanto que outros só o fazem bem mais tarde do que os mesmos seis meses.
"Tempo de aula" também é importante: entre 30 e 50 minutos é o tempo ideal para que o cão fique concentrado naquela atividade. Mais do que isso, torna o aprendizado "massante" para o cão.
A pessoa que for adestrar o cão precisa ter muita paciência e persistência com o animal, assim como controle das suas próprias emoções, evitando aborrecimentos. O ideal é que o adestrador seja uma pessoa com boa experiência profissional e que tenha bom conceito e bom caráter, sendo de preferência indicado por um Médico-veterinário.
Aqui vão algumas dicas para treinar seu cão a "Esperar" e "Vir ao Seu Encontro":
1). Usando um simples sinal de mão, diga ao seu cão para se sentar. Sempre que quiser ensinar algo de novo a ele, você deve começar por lhe dar o sinal de "Senta!", isso serve para assegurar que você tem toda a atenção dele.
2). Com o cão sentado ordene-lhe o comando "Alto!". Pegando na guia, ande em volta dele e certifique-se de que ele fica sempre na mesma posição.
3). Caminhe até o fim da guia e repita a ordem "Alto!". Se o cãozinho se mexer, volte para perto dele e recomece o exercício do princípio.
4). Após conseguir que o cão obedeça-lhe a ordem de "Senta!" e "Alto!" ("ficar"), chame-o usando o nome dele e a ordem "Vem!". 
Sempre que ele obedecer à algum comando, faça-o a sentar antes de o elogiar e de o soltar.
Lembre-se de um fator muito importante para o correto adestramento: nenhum animal faz nada sem que haja carinho, sem que esteja concentrado naquilo e se sinta seguro. Portanto, jamais bata no cão para que ele aprenda ou realize uma ordem; ao contrário, sempre elogie-o e recompense-o com carinho ou petisco todas as vezes em que ele executar corretamente uma "ordem" ou um "comando".




* ROGÉRIO CALÇADO MARTINS – médico-veterinário – CRMV/MG 5492
* Especialista em Clínica e Cirurgia Geral de Pequenos Animais (Pós-graduação “lato sensu”)
* Membro da ANCLIVEPA (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais)
* Consultor Técnico do Site  www.saude animal.com.br
* Proprietário da Clínica Veterinária VETERICÃO (São Sebastião do Paraíso/MG)