H1N1

Suspeitas de H1N1 são descartadas em Paraíso

Por: Redação | Categoria: Saúde | 26-07-2017 09:07 | 2536
Os exames anteriores foram coletados nos meses de maio e junho e, somente em julho, foram mais dois.
Os exames anteriores foram coletados nos meses de maio e junho e, somente em julho, foram mais dois. Foto: Reprodução

A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, através do setor de Vigilância em Saúde, recebeu na última quinta-feira (20/7), mais dois resultados negativos para as suspeitas de H1N1 no município. Com a chegada desses exames, Paraíso contabiliza quatro notificações de suspeita desta doença, sendo todos negativos.
Os exames anteriores foram coletados nos meses de maio e junho e, somente em julho, foram mais dois. Quando existe a suspeita, a equipe médica solicita a atuação da Vigilância em Saúde que encaminha o material coletado para análise, em até 24 horas, para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte. O tempo de espera do resultado depende da demanda do laboratório.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações devendo procurar uma Unidade de Saúde, assim que observar alteração no seu quadro clínico.
Em 2016 Paraíso apresentou nove casos suspeitos da gripe H1N1 e quatro tiveram resultados positivos. Em 2017, até o momento os quatro casos notificados foram descartados pela Funed. É bom lembrar que, H1N1 é uma doença imunoprevinível, ou seja, existe vacina e a mesma é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aos grupos prioritários. 
Nesse ano, a campanha de vacinação ocorreu nos meses de abril, maio e junho, atingindo 83,42% de cobertura no município. Ainda há vacinas disponibilizadas à população no Posto de Puericultura. Basta comparecer ao local, munido do cartão de vacinação. Mais informações: 3539-1080. 
(por Aline Andrade)