CURTAS

CURTAS EDIÇÕES 2119

Por: Redação | Categoria: Cidades | 28-07-2017 10:07 | 1042
Foto: Reprodução

EXTRAORDINÁRIA
Ontem depois de praticamente 15 dias de recesso a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso voltou a se reunir em sessão extraordinária. Em pauta dois projetos de interesse, um do Legislativo e outro do Executivo. Um deles foi vetado pelo prefeito, o que previa a fiscalização sobre frota de veículos do município. Outro foi pedido do mesmo prefeito em 10% do orçamento e verba de remanejamento. 




DERRUBOU
Após o parecer pela derrubada do veto emitido por uma comissão especial da Câmara, a proposição foi colocada em votação. Por sete votos a três o plenário derrubou o veto e caberá ao Legislativo sancionar o projeto. Discordando da situação o prefeito poderá recorrer ao Tribunal de Justiça. Por outro lado a proposição precisa ser regulamentada e deverá levar algum tempo até que entre, de fato em validade. Para quem apostava em base do Executivo na Câmara, não foi bem isso que se viu. 




COMPARAÇÕES
Continua pelas redes sociais, algumas pessoas tentando medir popularidade, aceitação ou provocar fato para alavancar alguns nomes que se retiraram de cena e agora querem ficar em evidência para o pleito do ano que vem. Isso é um trabalho para as viúvas que perderam as suas benesses e agora vivem em busca de factoides políticos. As famosas enquetes querem comparar quem mais trabalha entre Executivo e Legislativo, depois entre os próprios vereadores, sem contar a avaliação entre um prefeito e outro. Cada caso é um caso, cada um vive um cenário e conjuntura. Bananeira que já deu cacho. 




DE VOLTA
O vereador Luiz de Paula esteve pelos lados de Goiânia e foi visto dias destes pela Rede Vida de Televisão após a festa do Divino Pai Eterno na Basílica Matriz de Trindade (GO). Disse ele que foi rever amigos e também agradecer pelo trabalho que realizou no primeiro semestre deste ano. De volta as atividades. Agora com as energias renovadas e com mais experiência o vereador acredita que terá melhores condições de realizar um trabalho mais amplo em prol da comunidade paraisense.




BLACKOUT
Mais uma vez boa parte da cidade e zona rural ficou sem energia e foi em pleno domingo, entre 7 e 10 horas da manhã. Está se tornando cada vez mais comum este tipo de situação, lembrando que não é tempo de racionamento e muito menos havia sinal de chuva na região. De sexta-feira a domingo foram duas ocorrências e pelo jeito, ninguém sabe de nada. Em intervalos de poucas semanas a serie deste tipo de ocorrência se torna muito maior. Foi-se o tempo em que a melhor energia do Brasil passava por estas bandas.




ESGOTO
Novas informações estão surgindo em relação a situação do Córrego Rangel  em São Sebastião do Paraíso. O manancial já foi alvo de denúncias e está sendo alvo de investigação da Polícia de Meio Ambiente. Também a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já foi acionada para o caso, assim como a Copasa que faz o tratamento de esgoto no município. A empresa está ciente de que o esgoto residencial está sendo lançado no córrego durante a fase de construção de uma estação elevatória. No entanto, não se tem previsão de quando a obra será concluída.




LICENCIAMENTO
Segundo a Polícia de Meio Ambiente que esteve no local das obras e verificou o lançamento do esgoto no manancial, a situação era de se conferir como esta a documentação para a realização da obra. Seria cobrado da Copasa o licenciamento ambiental para a realização dos trabalhos. Caso não houvesse, a ação seria passível de ação punitiva com aplicação de multa motivada por crime ambiental. A empresa garante estar respaldada e admite que neste período de obras os dejetos urbanos de vários bairros são mesmo lançados no córrego. Não se sabe até quando.




INACABADO
Na semana passada uma empresa terceirizada da Copasa depois de levar um longo período para construir uma nova rede, fazer reparos e manutenção, agora é ter paciência e boa vontade para aguardar quando o asfalto da via que passa em frente ao prédio da Prefeitura terá o seu asfalto restabelecido. Já foi uma semana de obras com o trecho fechado para o trânsito. Agora o sabe-se lá quando vão recapear, com aquele trabalho que todos já conhecem a marca e a qualidade. Como diz o observador da cena, vai ser ruim de serviço lá na esquina. 




NA AVENIDA
No mesmo diapasão, um corte no asfalto na avenida Brasil, bem na Praça dos Ferroviários, aquela no início do Bairro São Judas, tem dado tranco em muitos veículos. Está lá há mais de uma semana, testando amortecedores e dando susto em muita gente, não se descartando o risco de acidentes. O serviço de recuperação de quem estraga uma via pública tem que ser mais ágil. Uma das ferramentas que a Prefeitura poderia utilizar é de multas severas. Afinal, o bolso continua sendo a parte mais sensível no corpo humano. 




AGENTE MIRIM
A concessionária AB Nascentes das Gerais vai iniciar o pro-grama de formação Agente Mirim de Trânsito para capacitar crianças com idade entre 07 e 12 anos de escolas municipais e estaduais da área de influência do Sistema MG-050/BR-265/BR-491. A formatura dos agentes está prevista para a Semana Nacional de Trânsito, em setembro. O projeto será desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e de Trânsito e com a Polícia Militar Rodoviária. Escolas de São Sebastião do Paraíso localizadas às margens ou até cinco quilômetros de distância destas rodovias estão sendo convidadas a participar.




CAPACITAÇÃO
A capacitação deve abranger, entre outras atividades, aulas teóricas e práticas sobre as leis de trânsito brasileiras. Como parte do aprendizado, a concessionária também distribuirá centenas de “bloquinhos de multa” para que as crianças possam autuar os pais, familiares e amigos quando cometerem qualquer infração no trânsito. A intenção é que os alunos sejam agentes multiplicadores de conhecimento e educação para o trânsito e levem estes ensinamentos para casa, induzindo seus familiares e amigos a terem atitudes positivas em relação ao trânsito. O foco é despertar no aluno o senso de cidadania, conscientizar os pais a terem um comportamento seguro no trânsito e estimular uma reflexão sobre o papel de cada um na educação de trânsito.




SAÚDE
Para a manhã desta quarta está agendada reunião na prefeitura para tratar de assunto relacionado à saúde pública. É que no final de semana alguns pacientes ficaram até por mais de 24 horas na Unidade de Pronto Atendimento – UPA -, aguardando por internação na Santa Casa, via SUS. Alguns casos que inspiravam cuidados, suspeitos e com sintomas de terem contraído gripe H1N1, além de casos relacionados à circulação como AVC. – E a Santa Casa estava lotada. Buscando se chegar a um denominador comum, e resolver a questão, a reunião está prevista para às 10 e pouco.