LGBT

Coletivo LGBT+ de Paraíso terá eventos de conscientização

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 30-07-2017 12:07 | 1426
Integrantes e simpatizantes do Coletivo LGBT tem se reunido para tratar de assuntos do movimento junto a comunidade
Integrantes e simpatizantes do Coletivo LGBT tem se reunido para tratar de assuntos do movimento junto a comunidade Foto: Dênis Menezes

O coletivo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais) de São Sebastião do Paraíso anuncia para o próximo sábado (5/8), uma noite de palestras e de conscientização sobre atividades e políticas sociais. A iniciativa precede outro evento que a comunidade está organizando e pretende realizar entre os dias 19 e 20 de agosto. “Estamos promovendo estes eventos como forma de mostrar à sociedade paraisense sobre o significado e o que representam estes movimentos sociais, no sentido de levar a informação, promover o conhecimento e eliminar qualquer tipo de discriminação e preconceito contra estes grupos de  pessoas”, comenta Lara de Souza Tonin, representante do movimento.
Segundo ela já existe todo um trabalho sendo elaborado objetivando esclarecer a população e promover o movimento na cidade. Há cerca de 40 dias um grupo  ligado ao coletivo LGBT reuniu-se na Prefeitura  de Paraíso no sentido de obter o apoio do poder público. “Também estivemos reunidos com os vereadores, na Câmara e estamos conseguindo obter o apoio para os eventos que estão sendo programados para ocorrer na cidade em agosto”, comenta Lara Tonin. Além de palestras, exibição de documentários, apresentações culturais, orientações sobre DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), o Coletivo pretende ainda promover uma caminhada da Lagoinha até o Parque de Exposição João Bernardes Pinto Sobrinho. 




O primeiro evento já está agendado para 5 de agosto, a partir das 20 horas no Teatro Municipal Sebastião Furlan. “Teremos uma noite de palestras sobre a história do movimento LGBT e apresentações artísticas, além de debates sobre o assunto”, anuncia. Para esta data já estão confirmadas as presenças dos professores Thiago Rodrigo da Silva, da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e a paraisense Semíramis Corsi, Doutora na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria -RS). Ele abordará o tema “Comunidade LGBIQ, Identidade de Gênero e Orientação Sexual: Pensando Políticas Sociais e Combate as Opressões. Ela falará sobre  “Zeus e Gani-medes: Amor entre homens na Grécia e Roma antiga”.
Para os dias 19 e 20 de agosto além do trabalho de conscientização da população, haverá uma roda de conversa e possivelmente a exibição de um documentário. O ponto alto será a realização de uma caminhada com ponto de partida da Lagoinha até o Parque de Exposição. Ambas as iniciativas têm por objetivo é promover informações sobre o segmento, movimentar a cidade e combater o preconceito. “Muitas pessoas não sabem e não conhecem detalhes sobre estas questões relacionadas à identidade de gênero, a orientação sexual. Há  pessoas nos apoiando e são estes e outros assuntos que iremos conversar neste primeiro momento”, completa Lara. 
Ela acrescenta que mesmo sendo uma cidade considerada conservadora, Paraíso está se despertando e se abrindo para o debate, o que considera uma evolução. Além destes eventos e das reuniões já promovidas os representantes do movimento LGBT têm se reunido nas redes sociais através do Facebook e Whatsapp. Além disso, aos domingos o grupo de quase 30 pessoas tem se reunido na Praça da Cultura, às 17 horas para conversar e trocar informações. “Só na internet temos cerca de 700 pessoas participando e nos apoiando, estamos evoluindo”, finaliza.